Concurso da Revista Fórum leva professores a Belém 2009

Ao completar sete anos de publicação, um conjunto de ações comemorará o aniversário da Fórum, revista Fórum Social Mundial que hoje é fonte de informação das organizações da sociedade civil. Uma das mais mobilizadoras é o “Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais” que resultará na participação de cinco professores, um de cada região do país, na próxima edição do FSM, de 27 de janeiro a 1. de fevereiro, na cidade de Belém.

Feito em parceria com a Fundação Banco do Brasil, o objetivo é difundir o conceito e as práticas de tecnologia social e incentivar professores a levar o tema para a escola, com atividades junto aos estudantes.

A Fórum aponta que as tecnologias sociais têm mudado a cara de miotas cidades em todas as regiões do Brasil. Com produtos, técnicas e metodologias simples e reaplicáveis, desenvolvidas na interação coma comunidade, é possível encontrar soluções efetivas de transformação social. São idéias como as cisternas para armazenar água em regiões que convivem com longos períodos de estiagem. Ou transformar o bairro em escola, usando o salão da Igreja e a quadra do Centro Esportivo para atividades educativas fora do horário de aula.

cisterna_tecnologiasocial.jpg

Professores da rede pública de ensino fundamental e de espaços não-formais de educação podem participar. As inscrições são feitas pela internet, o educador ganha uma assinatura da Fórum até fevereiro de 2009 e um exemplar do livro Geração de Trabalho e Renda.

A revista

Em bancas desde setembro de 2001, a Fórum é a única revista distribuída mensalmente em bancas impressa 100% em papel reciclado. Circula nas 100 mais importantes cidades do país – com uma tiragem de 20 mil exemplares, incluindo todas as capitais, é muito lida por militantes e ativistas de organizações sociais e educadores, que utilizam exemplares da revista inclusive como apoio para suas atividades.

O projeto editorial da Fórum destaca temas como educação, alternativas sociais e ambientais e debate sobre as políticas públicas no Brasil e na América Latina. A publicação também é referência entre universitários por dedicar importante espaço ao debate intelectual, realizando sempre entrevistas de impacto com personalidades do mundo acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *