O Mestre Jorjão Bafafé

‘‘Galo cocorocou no Terreiro de Jagum…’’ assim escreveu Jorjão Bafafé no quintal de uma casa de axé, localizada no Engenho Velho de Brotas, bairro negro soteropolitano, onde pulsa tambores, atabaques e muito barravento, principalmente, naqueles que estão devendo ‘‘obrigação’’.

Desse espaço brota muita coisa boa da cultura baiana, como o Afoxé Badauê, fundado pelo saudoso Moa do Katendê e seu Jorge Sacramento de Santana, Jorjão Bafafé, Ogan do Terreiro de Jagun, Ilê sagrado por muito tempo liderado por sua avó a Ialorixá Maria Amélia do Sacramento.

No Engenho Velho de Brotas, onde Jorjão nasceu e se criou, surgiu o samba junino, aliás, por determinação de sua avó, que na verdade, obedecendo aos Orixás, realizava a trezena de Santo Antônio, e após a reza, o samba comia no centro.

Esta referência cultural da Bahia é compositor, percussionista, com passagens pelo Araketu, trabalhos com Jimmy Cliff, Margareth Menezes e Lazzo, além de ser o criador, em 1982, do Bloco Afro Ókánbí.

O espírito cidadão vocaciona Jorjão a trabalhos sociais junto ao povo preto, ensinando os toques e ritmos que os Orixás lhe permitiram aprender. Faz este trabalhando sem qualquer retorno financeiro, mas pelo prazer de ver a cultura do seu povo exaltada.

O Terreiro lhe deu régua e compasso, lhe pegou pela mão e foi seu educador e mestre musical. Possui notável inteligência e humildade para compartilhar com os outros os ensinamentos acumulados na sua trajetória. Jorjão Bafafé esta entre os grandes ícones da percussão e da música baiana.

Vida longa ao mestre, que possui a magia nas mãos, no couro, na baqueta, no agdavi, no tambor.

Adupé professor Jorjão Bafafé.

Imagem: montagem Ciranda.net (Imagem Mestre Jorjão percussão, imagem Mestre Jorjão,

  1. Confira todas as colunas:

Pedrinha Miudinha com Franklim Peixinho

Artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da Ciranda e são da responsabilidade de seus autores(as).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *