Vídeo mostra a luta pelo direito à água

Dia 22 de agosto foi lançado o documentário “O Verde Está do Outro Lado” de Daniel A. Rubio. A película fala do acesso das populações à agua no mundo. A partir das experiências do Chile e Brasil, explora nuances econômicas e ambientais envolvidas na disputa pela propriedade da água. O que determinará o futuro do planeta

O filme foi produzido entre Chile e Brasil. Ele traça um paralelo entre as experiências dos dois países a partir da perspectiva da Província de Petorca, a 200 quilômetros de Santiago, e de Correntina, que fica no oeste da Bahia.

Entrevistas com moradores das duas regiões, ambientalistas e políticos guiam o longa que explora as nuances econômicas e ambientais que regem as batalhas pela propriedade da água.

A produção explora os efeitos da privatização da gestão da água vivida pelo Chile em 1981 e seus reflexos negativos quase quatro décadas depois.

Em Petorca-Chile, grandes empresas detém o líquido e a falta de água para irrigação de plantações e para o próprio consumo humano leva pequenos agricultores e suas famílias ao sofrimento e à ruína.

Não obstante, a realidade da cidade de Correntina-Bahia/Brasil, conhecida como a caixa d’água do Brasil, escancara um futuro pouco distante: grandes produtores de soja já foram responsáveis por extinguir 17 riachos nos últimos 15 anos.

“O filme fala sobre o que acontece com um país em que o Estado deixa de ser o regulador e protetor dos recursos hídricos e delega essa gestão às empresas privadas. Essa imagem, esse microcosmos exibido no filme, o que acontece na província Petorca, representa simbolicamente as mesmas condições na qual o planeta se encontra: uma grande concentração de riquezas nas mãos de uma minoria, enquanto a grande massa vive endividada, ou na pobreza”, enfatiza Daniel A. Rubio.

O longa traz para reflexão o fato de que só há transformação social e garantia de políticas públicas democráticas e efetivas com muita luta política e apoio popular.

Assista ao trailer de “O Verde está do outro lado – Os donos da água”:

https://m.youtube.com/watch?v=romiQmx05Ys

Brasil/Chile, 2018, 76 min, 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *