Dia 30 de janeiro de 2009, no Fórum Social Mundial, em Belém, foi realizado o Seminário “Auditoria da Dívida na América Latina e a CPI da Dívida no Brasil”, que contou com a presença de cerca de 500 pessoas. O objetivo do evento foi alcançado, divulgando-se a experiência soberana e histórica da Comissão de Auditoria Oficial da Dívida Equatoriana (CAIC), e demais iniciativas de auditoria que estão se iniciando na Bolívia, Venezuela e Paraguai. O evento visou também estimular e organizar a intervenção da sociedade civil na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida Pública, criada no Congresso Nacional do Brasil em dezembro de 2008.
Participaram como palestrantes Eric Toussaint (Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo/Bélgica e membro da CAIC), Ivan Valente (Deputado Federal – PSOL/SP, proponente da CPI da Dívida), Maria Lucia Fattorelli (Auditoria Cidadã da Dívida do Brasil e membro da CAIC), Babá (Ex-Deputado Federal / Unidos para Lutar – Conlutas) e Ricardo Ulcuango (ex-deputado equatoriano e membro da CAIC). Coordenou os trabalhos Rosa Emilia Salamanca, da Rede Latindadd.
Dentre as deliberações aprovadas, destaca-se a mobilização das entidades e movimentos sociais para o acompanhamento da CPI da Dívida no Congresso Nacional, de modo a pressionar os parlamentares a efetivamente investigarem o endividamento. Também foi proposta e aprovada por aclamação moção de apoio a Maria Lucia Fattorelli, por sua atuação na Comissão de auditoria da dívida do Equador, na subcomissão de dívida comercial, repudiando as infâmias contidas em matéria publicada pelo jornal O Globo de 30 de novembro de 2008.
Durante o evento, foram lançados e distribuídos os mais recentes materiais da Auditoria Cidadã da Dívida, relacionados ao Seminário Internacional “Auditoria de la Deuda en America Latina”, realizado em Brasília, nos dias 12 a 14 de novembro de 2008. Um deles é o livro do Seminário, que conta com artigos de todos os palestrantes, fotos e os desdobramentos do evento. Também foi distribuído o folheto “Auditoria da Dívida: Uma Realidade na América Latina”, que mostra as iniciativas de auditorias oficiais da dívida em países da América Latina, a partir do exemplo do Equador. O folheto também mostra a urgência da auditoria da dívida em um contexto de crise financeira mundial.
Clique aqui para acessar os materiais.
A Auditoria Cidadã da Dívida também participou como palestrante de outras mesas no Fórum Social Mundial:
– Políticas Neoliberais e Crise Alimentar (Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais)
– Mesa de Diálogo: Auditoria de la Deuda: la experiencia ecuatoriana en perspectiva, organizado por REMTE, com a participação de Maria Elza Viteri (Ministra de Finanças do Equador), Alberto Acosta (ex-presidente da Assembléia Constituinte do Equador), Magdalena Leon (REMTE), Aurora Donoso (Acción Ecologica – Equador), Eric Toussaint (CADTM) e Maria Lucia Fattorelli
– O Neoliberalismo no Brasil e as Privatizações – O movimento pela Nulidade da privatização da Cia Vale do Rio Doce, organizado pelo Instituto Reage Brasil, coordenado pela Dra. Clair da Flora Martins (ex-deputada federal).
– Crise Global e Recuo do pensamento Hegemônico: Novos Desafios para os Movimentos Sociais e as ONG’s (Grupo Pedras Negras – Ibase, Fase, Pólis, Ação Educativa, CECIP, INESC, SOS Corpo, Centro Luís Freire e Geledes)
O evento “Auditoria da Dívida na América Latina e a CPI da Dívida no Brasil”, que teve como entidades convocantes: Auditoria Cidadã da Dívida – Rede Jubileu Sul Brasil / Latindadd / Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo / Fundação Lauro Campos / Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará – SINTEP/PA / Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Previdência, Saúde, Trabalho e Assistência Social do Estado do Pará – SINTPREVS-PA / Centro Memorial Cabano / Sindicato dos Quimicos de São José dos Campos e Região – São Paulo / Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação de São José dos Campos e Região – São Paulo / Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF) Rio de Janeiro / Unidos Pra Lutar (Conlutas) / Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado do Pará (SINTSEP/PA) / Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM-PA) / DCE da Universidade da Amazonia (DCE UNAMA).