A Feira Estadual de Economia Solidária do Rio Grande do Norte, iniciada dia 12 em Natal foi a oportunidade para que 32 Organizações e Movimentos Sociais do Estado do RN se encontrassem para realizar a plenária estadual preparatória da V Edição do Fórum Social Potiguar e programar atividades para a Semana e o Dia da Mobilização e Ação Global do FSM 2008.
Acompanhando o espírito da edição descentralizada do FSM para 2008, o Fórum Social Potiguar também deverá ser feito em diversas cidades e regiões do interior do Estado, com atividades já previstas em Natal, Mossoró, Macau, São Miguel do Gostoso, e outras regiões a serem articuladas por esses pólos.
A Feira, com encerramento no sábado, prosseguiu com seminários sobre o Direito Humano à Comunicação, promovida pelo Coletivo Potycom e Intervozes, discutindo concessões de Rádio e TV no Brasil, e o sobre Orçamento Público, Direitos Humanos e Desenvolvimento, realizado pelo Fórum de Mulheres do RN e o Fórum Potiguar de Economia Solidária.
O Encontro Nordeste da Liga Brasileira de Lésbicas (GAMI) foi aberto na sexta-feira, pelo Coletivo Leila Diniz, com Nana Banana-Redinha, prosseguindo até domingo.
A agenda de 2008 começará com a I Feira de Economia Solidária de Macau, de 3 a 6 de Janeiro, chamada pela Associação de Mulheres, Rede Abelha e SEPLA. O Comercio Justo será tema de um Seminário de 5 a 6. No dia 15 será feita em Mossoró a plenária regional da Marcha Mundial de Mulheres, que programa seu Encontro Estadual das Batucadas Feministas para 24 e 26 de Janeiro. Também está prevista a plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais da Região Oeste para organizar a semana.
O Comitê Potiguar têve a idéia de realizar uma Audiência sobre o FSM na véspera do Dia da Ação Global, em 25 de Janeiro, e ela já está agendada na Assembléia Legistaliva. No dia seguinte, serão feitas atividades em um ponto central de Natal e outras cidades do Rio Grande do Norte.
(Com informações de Aluizio Matias)