Eventos paralelos serão realizados ao redor do Brasil e em outras partes do mundo durante o período do Fórum Social Mundial 1009, visando ampliar a participação popular.
No Rio de Janeiro, O Centro Cultural Ação da Cidadania sediará um encontro no dia 29 de janeiro de 2009, que terá como tema central a dicussão do impacto das crises mundiais no Rio, e como essas crises infuenciam a violação dos direitos. A violência urbana, caracterizada não somente por mortes e tiros, mas também através da fome, do analfabetismo e da miséria, será o ponto chave.
A programação final ainda não foi definida, porém um esboço da mesma foi gerado durante o encontro pré-fórum que ocorreu na última sexta-feira, dia 19 de dezembro, no próprio Centro Cultural Ação da Cidadania:
09h00 – Ato Ecumênico
09h30 – Debate: Crises Mundiais e Violações de Direitos
11h30 – Atividades Gestionadas: Ação da Cidadania, Iser, NovaAmérica, Movimento Humanos Direitos, Movimento Humanista e UniRio (Conexões de Saberes).
14h00 – Teleconferência: Belém Expandido (Ibase)
17h30 – Apresentação Cultural
18h00 – Encerramento
O Centro Cultural Ação da Cidadania fica na Av.Barão de Tefé 75, Saúde, Rio.
As próximas reuniões preparatórias para o Fórum ocorrerão nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, às 17h30, na própria sede do evento.