Fotos: Júlia Delibero e Thaís Chita
Eles e elas estavam ali ou acolá, sentados nas cadeiras, na calçada, dentro de uma gaiola ou deitados no chão representando cenas muito comuns em vários espaços da capital. De repente, não estavam mais. “Mudaram” de lugar várias vezes durante o dia chamando a atenção de quem participava ou não do Sábado-feira, uma das atividades de São Paulo, que aconteceu no Colégio São Luis, no Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial.
Tratam-se d@s bonec@s feitos pela comunidade do entorno e pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Interlagos criados para intervenções urbanas que, na “construção de trajetórias de resistência”, tem o objetivo de provocar as pessoas para refletirem e agirem em prol dos assuntos ligados às políticas públicas para crianças e adolescentes.
“Nossa intenção também passa pela expectativa de retirar as pessoas do ‘lugar comum’, de provocá-las a reagirem diante de exemplos que ainda ferem os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes”, explicou Carla Andréa dos Santos, educadora do Cedeca.
A inspiração para a construção dos personagens, segundo Daniel Adolpho D. Assis, educador e advogado da instituição, vem de vivências do cotidiano e de como elas reverberam dentro de cada um dos componentes do grupo. “São situações que presenciamos diariamente, que revelam um pouco as características da sociedade em que vivemos. Como por exemplo, a questão da segurança pública que parece se resumir a caso de polícia.”
Jornal, papel kraft, gesso, massa corrida, fita crepe, criatividade e muito fôlego – cada boneco demorou cerca de três meses para ficar pronto -, construíram cada personagem que parecem reais. “Ao longo da confecção de cada boneco, que nesse caso cada um foi feito por uma pessoa diferente, temos a impressão que ‘el@s nos induzem’, ‘escolhem’ como devem ser suas características,” comentou Carla.
No calendário de intervenções do grupo, estão as comemorações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que em 13 de julho completa 18 anos, e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, marcado para 21 de outubro.
Contato
www.cedecainter.org.br
Júlia Delibero e Thaís Chita são educadora e jornalista do Instituto Paulo Freire, respectivamente, e cirandeiras.
Protesto silencioso
Parabens para toda a equipe da ciranda, voces recheam as materias com a nossa realidade. Os bonecos falam no seu silêncio, os gritos e a realidade da nossa sociedade.
parabens
Protesto silencioso
Olá THAIS E JÚLIA!
PRABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!! pelo belo registro em texto e imagens! Parabéns tbm pela alta sensibilidade.
PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!! também ao pessoal da Comunidade Cedeca de Interlagos pela grande capacidade de
denunicar e sensibilizar usando ferramentas tão originais.
Continuem! Sentem a pua!!!
beijos. Lina Rosa