A diversidade de povos e debates que compõe a programação política do Fórum Social Mundial 2009 também se manifesta da cultura. Cerca de 200 atividades culturais dos mais variados estilos entraram na agenda cultural do evento e hoje, a partir das 18 horas, uma mostra dessa diversidade saíra do território (UFRA) para um momento de integração com Belém. O Cidade Folia, local típico de grandes shows da cidade, estará de portões abertos para receber o público do FSM e as pessoas da cidade que o acolheram. Serão 12 apresentações de grupos culturais de vários estados brasileiros, Bolívia, Colômbia e Argentina em uma mistura de música, teatro, dança e circo. A programação cultural prevista para os palcos da UFPA está mantida.
Entre a programação que espera receber cerca de 20 mil pessoas, está o grupo de Hip Hop argentino Actitude Maria Marta, formado só por mulheres e que já se apresentaram alguns dos grandes nomes da música mundial, como Manu Chao, Public Enemy, Vico C, Cypress Hill, MV Bill, The Wailers, Ojos de Brujo, O Rappa, Fito Paez e León Greco, entre muitos outros. Maria Marta sobe ao palco com o swing da black music da brasileira Ellen Oléria.
Os cariocas Arte na Lata e Dj Roger Flex, os paulistas do Circo do Asflato e a força da cultura paraense com o Tao de Marituba, Mundé Cultural e Afoxé Ita Lemi Sinavura.
Confira a programação:
1 – O Tao Cultural de Marituba (Marituba-Pa)
Fusão cultural de músicos, atores, bailarinos, artistas plásticos, banda de fanfarra e capoeira num só espetáculo com mensagens de cultura de paz.
2 – Grupo de Teatro Jovem Feliz (Ananindeua). Espetáculo o manipulador com teatro com bonecos na temática: diga não as drogas.
3 – Terra Viva (São Paulo) – Repertório que aborda questões ecológicas de forma lúdica, mágica, sutil e divertida para enaltecer as inefáveis belezas naturais e à preservação da natureza, da vida no Planeta.
4 – Circo do Asfalto (São Paulo). Espetáculo “O sonho do seu Brasil” (1º ato-15 minutos).Teatro, música, arquitetura e educação.
Origem: São Paulo
5 – Arte na Lata e Dj Roger Flex (RJ) Misturando as mixagens do Dj Roger Flex, com a música e a percussão do Jotta Ribeiro, os dois juntos irão fazer um show com suas composições próprias, abrangendo diversos temas: gravidez na adolescência, drogas, auto-estima, aquecimento-global… Tocando do rap ao drum base.
6 – Circo do Asfalto (2º ato-15 minutos)
7 – Moniya Amena (Colômbia). Apresentação a “A Árvore D’Abundância”. Teatro com bonecos.
8 – Circo do Asfalto (3º ato)
9 – Mundé Cultural (Icoaraci/PA) Experimentação sonora entre o elétrico e o tradional com forte influência do carimbó e base percussiva regionais extraída da natureza amazônica. (curimbó, caxixis, bloques, maracás,xeque, milheiro costurados pelas cordas da guitarra, banjo, pau elétrico e contra baixo).
10 – Ellen Oléria e Actitude Maria Marta (Brasília e Argentina)
A black musica da brasileira com o hip hop das argentinas em um espetáculo dançante que mistura temas como o desemprego, as “madres de plaza de mayo”, a periferia e as favelas. A música como ferramenta de transformação e de solidariedade entre os povos.
11 – Afoxé Ita Lemi Sinavura (Belém – Pa) – Música, dança e poesias em homenagem as divindades do Panteão africano e celebrando a construção de um novo pensar universal a respeito da acessibilidade e respeito às culturas tradicionais.
12 – Maracatu Vigna Vulgaris (Fortaleza – CE) – O Grupo faz uma junção única de rpock, blues, jazz, poesia, dança, fruto da mistura percussiva dos tambores, alfaias, chocalhos, calimba, ferro, zabumba, pandeiro, agogô, enxada com o eletrônico das guitarra, baixo, além de bateria, pífanos. O grupo possui um repertório que vai desde compositores cearenses a músicas autorais, resgatando e revisitando a Identidade Popular.