Em cerimônia realizada no Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, no dia 29 de janeiro, a governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, agradeceu a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Hugo Chavez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai) e representantes das comunidades índigenas no Fórum. Ela destacou a luta dos movimentos sociais e as conquistas desses povos considerados marginais pela sociedade.
Na platéia alguns protestos e cerca de vinte mil pessoas presentes no evento. A imprensa ficou localizada entre os movimentos sociais e as tribos índigenas da América Latina, que agradeceram pela participação em uma atividade tão grande. Os representantes das tribos ficaram na mesa junto dos presidentes, que discursaram logo em seguida.
Os presidentes discursaram a respeito da importância estratégica de realizar o FSM na Amazônia. Um dos mais aplaudidos foi o presidente brasileiro. “Nenhum estudioso explica como um índio com a cara de índio, um trabalhador, um jovem e um negro chegariam a presidência de seus países e, no último, comandar a maior potência econômica do mundo”, declarou o presidente Lula.