A Casa Brasil, que vem se tornando presença constante nos FSMs, começava hoje pela manhã a ser utilizada como espaço de articulações brasucas aqui em Nairobi, Quênia. Estavam lá dois ministros de Estado, Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial). Eles devem permanecer durante todo o Fórum, não ficando apenas para o dia do encerramento, 25.
Questionada por este blog sobre como estava o debate a respeito da sua Secretaria e se continuaria no cargo, a ministra Matilde foi direta e reta: “estou à disposição para ficar”.
O ministro Luis Dulci era um dos muitos brasileiros que ao caminhar pelo espaço do Kazarani manifestava sua surpresa com a quantidade de participantes que tinham relação com diferentes congregações religiosas.
Ao menos quatro deputados passaram pela Casa Brasil nesta manhã. O deputado federal pelo PSB, Júlio Delgado, e os estaduais por São Paulo, Renato Simões (PT), Vanderlei Siraque (PT) e Nivaldo Santana (ex-parlamentar pelo PCdoB). Muitos representantes do movimento social brasileiro também passaram pela Casa nesta manhã.