O Fórum por quem é da Terra Firme

Pedro Souza, da Agência Jovem de Notícias

Com tantos anos morando na Terra Firme, a galera jamais viu água nas torneiras de suas casas com tanta abundância quanto agora.
A maior parte das famílias tinha que abastecer suas casas a partir das 22h, que era o horário que a água chegava. Como a realização do Fórum Social Mundial bem em frente do bairro, a coisa mudou.

Outras raridades no bairro eram o policiamento e a pavimentação das ruas e também as lixeiras em locais públicos, como praças, calçadas e vários lugares da cidade que sempre foram bem esquecidos pelo governo. Será que só agora que o FSM está em Belém foi que o governo lembrou da população? Ou será que é apenas para mostrar que a cidade é limpa? Mas, afinal, como ficará a população depois do Fórum?

Saiba mais
Um dos bairros mais populosos da capital, o Montese, mais conhecido como Terra Firme, ganhou esse apelido por ser formado por terras firmes e altas próximas à áreas alagadas pelo rio Tucunduba, no limite dos bairros de Canudos e Guamá. Concentrando boa parte da população de baixa renda da zona central, o bairro enfrenta problemas sérios, como falta de saneamento básico e violência.

Apesar dos altos índices de violência registrados, o bairro abriga instituições de ensino e pesquisa importantes como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Escola de Aplicação da UFPA, Museu Emílio Goeldi (MPEG) – Núcleo de Pesquisa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Do dia 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 2009, o Território do Fórum Social Mundial é o bairro da Terra Firme, de suma importância, já que as atenções do mundo estarão voltadas para os problemas e mazelas que o bairro enfrenta.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_Firme_(Bel%C3%A9m)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *