Patrícia Santana e Pablo Almeida, da Agência Jovem de Notícias
31/01/2009
Entre as mais de 2 mil atividades propostas no Fórum Social Mundial, algumas são propostas na tenda Curumi-Erê, espaço reservado para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Diversas entidades estão envolvidas no evento, entre eles o Fórum de Direitos da Criança e do Adolescentes (FDCA), República de Emaús e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No dia 29 de janeiro equipe da Agência Jovem de Notícias pintou na tenda para acompanhar a programação que ofereceu desde a apresentações de bandas até oficinas de confecções de adereços.
A programação iniciou-se às 8:30h com apresentações artístico-culturais de crianças e adolescentes. Pela parte da tarde, às 12:00h ocorreu o debate sobre Mapeamento dos Terreiros de Umbanda e Candomblé e logo em seguida deram-se inicio às oficinas.
Para fechar com chave de ouro, as crianças da Associação Cultural da Marambaia (ACUMA), entidade que oferece oficinas de percussão para crianças, percorreram as ruas do campus da Universidade Federal do Pará ao som de batuques regionais e da palavra de ordem: “Um mundo de direitos para crianças e adolescentes!”.
Segundo Dulci Lene, coodernadora assistente do projeto ACUMA, a passeata teve como objetivo dar vez e voz a crianças e adolescentes, além de colocar as necessidades de meninos e meninas na pauta das políticas públicas do Estado.