Começou nesta tarde de quarta-feira o IV Fórum Social Europeu, na cidade de Malmö, na Suécia, com um ato simbólico no Parque do Povo. De amanhã até domingo, é prevista a participação de cerca de 20 mil ativistas. A maior concentração é prevista para a tarde e a noite de sábado quando participantes devem se encontrar em marchas pelas ruas da cidade, seguidas de uma festa popular. .
O lema desta edição do FSE é “Poder para o povo, contra o capitalismo e a destruição meio ambiental: outro mundo é possível”. Em torno dele serão realizadas 280 encontros, entre seminários e oficinas, em quatro áreas diferentes da cidade. Os temas vão dos direitos dos imigrantes `s democratização da cultura, da precarização do trabalho à defesa de uma Europa mais justa e solidária.
Grupos de movimentos pacifistas e feministas, defensores dos direitos humanos ou do meio ambiente, estudantes e sindicalistas poderão também ocupar espaços abertos para discussões que resultem das atividades ou agendas trazidas por participantes ou acompanhar um variado programa de atividades culturais, com cinema, música, exposições e teatro grátis.
Algumas presenças de fora da Europa já estão confirmadas para o FSE entre elas, Vandana Shiva, que dá entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, Blanca Chancoso, da Conaie, movimento indígena do Equador, e Chico Whitaker, do Conselho Internacional do FSM. Para sábado também é aguardada a presença da cantora e ativista americana, Anne Feeney.