Estados se mobilizam para o Dia de Ação Global

O movimento de mulheres está se organizando em todo país e vários Estados já estão com suas atividades planejadas para a semana de mobilização, culminando com o Dia de Ação Global, em 26 de Janeiro, mostrando que um outro mundo é possível e necessário.

Para divulgar as ações e atividades dos vários Estados, a AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras criou o blog BOCAS NO MUNDO. Abaixo estão algumas programações:

No Rio Grande do Norte, as entidades vão realizar atividades na Semana de Mobilização, de 21 a 25/01, além de fazer um grande evento unificado no sábado, dia 26/01, na Praia do Meio, a partir das 14h. Haverá caminhada, panfletagem e atividades culturais, com o tema geral “Um outro mundo é possível e necessário”.

No Pará, a programação das Mulheres começa a partir da quarta-feira, dia 23 de janeiro, com a palestra “A Mulher presente no FSM”. No dia 24, o tema será “Triálogos Feministas” e “O Mercado e a Vida das Mulheres: do padrão de beleza ao tráfico internacional”. Na sexta-feira, 25, a palestra será sobre “Gênero e moradia”.

Já em Pernambuco, o Dia Mundial de Ação para a Justiça Global, será no Parque 13 de Maio, no Recife, das 9h às 22h, no sábado 26 de janeiro. O objetivo é dar visibilidade às propostas e caminhos, modos, tentativas transformadoras das entidades pernambucanas. O evento espera reunir grafiteir@s, (arte) educador@s, recicladores e ativistas de todo tipo que atuam em convergência global, com performances teatrais, rodas de discussão, venda de objetos reciclados, troca troca de livros, entre outras sugestões. Também haverá apresentação do espetáculo Outro Mundo é Possível, do grupo teatral Loucas de Pedra, além de projeção de filmes, como “Loucas por quebrar patentes” ou “bad trips, good trips”, e a versão dublada de El Siglo de la Gente do 7º filme da série “Voces contra la Globalización”, do cineasta espanhol Carlos Estevez.

Em Roraima, o Núcleo de Mulheres a proposta é iniciar o processo de mobilização no dia 20 de janeiro, na cidade de Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela. Ação de rua com manifestações pela questão da terra, ambientais, transnacionais, pelo fim de toda violência. De 21 a 25 de janeiro, haverá ação em bairros estratégicos de Boa Vista (capital) mais para a mobilização do dia 26, dando visibilidade a ação feminista. No dia 26 de janeiro, haverá o Ato político em uma praça, fechando com show “Bocas no Mundo”.

Com informações do blog Bocas no Mundo (http://bocasnomundo.wordpress.com/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *