Reciclar: proceder à reciclagem; reaproveitar. Foi esse o objetivo incorporado por uma das atividades autogestionadas que acontecem no Fórum Social Mundial. Dentro de um dos 11 objetivos do evento, que também luta pela preservação do nosso planeta e seus recursos, como água, florestas e fontes renováveis de energia, a oficina ocorreu no turno da tarde, no campus profissional da UFPA.
Os participantes foram divididos em grupos e, depois de uma introdução sobre o percurso da oficina, foram levados para o Sublaboratório de Eco-compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA. Durante a caminhada até o laboratório, foram coletados materiais recicláveis para serem processados posteriormente.
O Sublaboratório existe desde 2002 e trabalha com todos os materiais pós-consumo, como garrafas pet, tampinhas e latas de refrigerante, embalagens de bombons, madeira, papel, entre outros. Todos os materiais passam por um processo de triagem (limpeza), depois são triturados ou fundidos para, em seguida, serem utilizados na confecção de alguns produtos, como porta-lápis, papel reciclável, eco-pisos (feitos de poliestileno reciclado e triturado, e fibra de babaçu), ou seja, materiais que, depois de consumidos, foram deixados na natureza e agridem o meio ambiente.
“Reciclar é inteligente”, diz Ângela Scarcelli, uma das proponentes da oficina, que, com essa frase, pretende conscientizar todos sobre a importância de reciclar materiais que foram feitos para durar muitos anos e serem usados diversas vezes.
No final da oficina, foi passado um questionário para que os participantes dessem seus relatos sobre o que foi ministrado. A iniciativa faz parte do projeto Resnapap, cujo objetivo é coletar narrativas orais com a intenção de publicar um livro com o relato de histórias sobre coleta seletiva.
Eco-barco
Um dos produtos do Laboratório de eco-compósitos é a construção de seis eco-barcos (barcos ecologicamente corretos), com o objetivo de levar a consciência ambiental para além dos muros da Universidade. Até o momento, o primeiro barco está em fase de finalização. A ideia é que ele meça 3,5m de largura por 12,80m de comprimento e que percorra os rios da Amazônia, levando conhecimento sobre reciclagem para os ribeirinhos da região e coletando materiais em suspensão.
O eco-barco é totalmente feito de materiais recicláveis, as hélices, por exemplo, foram feitas de latinhas de refrigerante fundidas a 700 °C. Para o ensino dentro da embarcação, serão feitos quadros magnéticos com latas de leite em pó.
Serviço:
O laboratório de Eco-compósitos funciona durante o horário comercial e está recebendo doação de qualquer tipo de material, o único pedido feito é que tudo seja entregue devidamente limpo para facilitar o trabalho dos bolsistas do laboratório.
Mais informações: 3201-7958, falar com Ângela Scarcelli ou Ana Paula.
Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA
Eco-barco é atração em oficina de reciclagem
Gostaria de ver o resultado final, espero que tenham obtido exito.
Acredito que a humanidade já tenha extraído da natureza tudo que precisa,
agora é reutilizar e reciclar.