Coletiva no Ibase lança Rio com Vida e Ação Global

Hoje, dia 22 de janeiro, foram realizadas coletivas de imprensa em diferentes cidades sobre o Dia de Mobilização e Ação Global – dia 26 deste mês. No Rio de Janeiro o encontro foi no Ibase e contou com a participação de diversos profissionais de Imprensa.

O evento teve início com a apresentação de Cândido Grzybowski, diretor geral do Ibase, que mostrou resultados de pesquisa, realizada por este instituto, desde o Fórum Social Mundial de 2003, sobre o perfil dos participantes. De acordo com os dados do Ibase, a maioria predominante (cerca de 56%) é formada por jovens até 35 anos. O alto grau de escolaridade dos participantes também foi constatado (73 a 83%). Outra característica marcante é que em geral os particpantes do fórum são do próprio país onde o evento é realizado (69 a 92%).

Com base nos resultados das pesquisas, esforços têm sido realizados na tentativa de atrair mais grupos populares para os próximos fóruns, aos contrário dos anteriores, quando se procura trazer mais personalidades.
Maria Juça falou da grande participação do Circo Voador, do qual é diretora, no Fórum Social Mundial. Sua apresentação foi iniciada com uma explicação sobre a origem do nome do site “Rio Com Vida”. Maria Juça falou que o termo “rio” foi usado por lembrar os rios poluídos, as questões do ambiente, e também por identificar o Rio de Janeiro, mostrar que queremos um Rio com vida, sem violência, forte, com o jeito carioca de ser alegre, vivo, hospitaleiro. A idéia é que tudo isso ficasse dentro desse conceito, transmitido pelo nome.

A diretora do Circo informou detalhes do evento a ser realizado no próximo sábado no Aterro do Flamengo, a partir das 10hs da manhã. Ela disse que a forma de participação foi a mais democrática possível, realizada através de inscrição, tanto nas tendas quanto nos palcos. A idéia foi reunir as diversas tendências de música e manifestações. Foram mais de mil inscrições para produção cultural e tudo que era possível foi incluido na programação. Ao final do evento, a idéia é fazer um grande cortejo, com grupos de jongo e Folia de Reis e partir em conjunto para o show de encerramento com Martinho da Vila, a partir das 19h. Bruno Cattoni, do comitê Rio, lembrou que Martinho foi convidado por militar nas questões sociais, tendo participado inclusive do fórum de Nairóbi.

Maria Juça comentou que as tendas e palcos serão montados entre o Museu da República e o Hotel Glória. As tendas de Idéias e Economia Solidária somam cerca de 70 inscrições. A tenda de alimentação possuirá produtos orgânicos e ecológicos. Bruno Cattoni, foi convidado a falar sobre a Tenda Conexão, pela qual é responsável. O objetivo desta tenda é o relacionamento com o mundo. Com as novas de comunicação, como a Internet, percebe-se que é forte o sentimento de organização social e a consciência da importância da mesma. Bruno explicou que a conexão será realizada através de chat e skype, tornando possível enviar mensagens ao mundo todo. Serão disponibilizadas seis salas de chat, deste modo, quem estiver visitando a tenda poderá contactar visitantes de outros eventos ao redor do mundo. A Tenda Conexão também servirá de Sala de Imprensa.

Maria Juça falou que haverá cerca de 1km de tendas montadas e quatro palcos. Em cada tenda serão realizadas cerca de 21 atrações de aproximadamente 15 min cada, os palcos também terão número semelhante. Na tenda de teatro ocorrerão 16 apresentações. Outras apresentações são esperadas, mesmo sem palco, como grupos de poetas, grupos de hip hop que farão grafite a ser levado para Belém, grupos de saúde, e outros.

Bruno Catoni informou que Milton Gonçalves vai apresentar o evento. A participação de Gilberto Gil também é uma possibilidade, porém esta ainda será confirmada.

Após as apresentações, o evento foi aberto para perguntas. Questionou-se sobre o fato do evento não ser único, dificultando a visualização dos problemas que ocorrem em outras partes do mundo. Cândido concordou que este ano predomina a diversidade, mas lembrou que o evento ocorrerá ao mesmo tempo em diversas partes do mundo, isto é, todos estarão unidos no mesmo objetivo, na busca de um novo mundo possível.

Outra pergunta surgida foi em relação à forma como evento será realizado, constando de mais apresentações culturais ao invés de debates. Bruno Cattoni falou que há interesse na ocorrência de debates, mas que estes sejam espontâneos, e acrescentou que na Tenda das Idéias será disponibilizado um microfone. Maria Juça concluiu falando que “a arte sempre expressa a vontade daquele povo. A apresentação vai ser polêmica até pela diversidade”.

A programação completa do evento, assim como o mapa com a localização das tendas e palcos, podem ser obtidos no site www.riocomvida.org.br.

Creuza Gravina

bus_fsm08_red.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *