Ícaro Pereira, Pedro Souza e Josué Cruz, da Agência Jovem de Notícias
31/01/2009
Deixe um dia seu carro em casa e pegue sua bicicleta, assim você estará contribuindo para amenizar os efeitos da poluição e para um futuro menos poluído para seus filhos. A frase é de um desconhecido e está sendo o lema e a palavra de ordem de muitos aqui no Território do Fórum Social Mundial. Na agenda de lutas do Fórum, anota aí: 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carros.
Um dos maiores inventos depois da roda, sem dúvida, a bicicleta tem até direito a uma exposição aqui em Belém. Na Antiguidade, ela antecedeu os motores a vapor e a explosão, além de ser considerada o ”primeiro veículo mecânico” para o transporte individual. De construção bastante simples (duas rodas fixas no mesmo plano) mediante traves cavilhadas – duas para cada roda. Para movimentá-la, seu condutor, sentado sobre o quadro, dava passadas à esquerda e à direita até a velocidade desejada para o seu deslocamento.
Saiba mais:
22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/ reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais a bicicleta é a grande vedete.