Atividade leva participantes do Fórum para a floresta

‘Por entre Trilhas e Sonhos: Pororoca de Saberes, Sabores e Ritmos da Amazônia’ é atração deste sábado, dia 31 de janeiro de 2009, de 8 às 12h, no Parque Estadual do Utinga – PEUt. A atividade autogestionada integra a programação do Fórum Social Mundial e espera receber um público estimado de 500 a 800 pessoas. O evento é uma realização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) da Universidade Federal do Pará e busca fortalecer a luta pela defesa da natureza e afirmar a intermulticulturalidade dos povos originários do mundo − indígenas, afrodescendentes, ribeirinhos, pescadores, extrativistas, entre outros.

A atividade iniciará com o acolhimento dos participantes, através de uma programação cultural com artistas da terra que tematizam os sons da floresta, momento em que também será distribuído a todos um folder com as informações básicas sobre a atividade e sua programação, incluindo um mapa do parque onde serão realizadas as atividades e informações referentes às normas de utilização do PEUt.

Em seguida, os participantes são encaminhados à visitação de um dos quatro territórios temáticos a serem construídos no Parque focalizando:

1) Povos Indígenas e da Floresta – Clareira da Trilha do Macaco;
2) Populações Caboclas Ribeirinhas – Margem do Lago Água Preta;
3) Populações Negras e Quilombolas – Margem do canal dos Lagos Bolanha e Água Preta;
4) Populações Camponesas e Assentadas – Centro de Revegetação.

Nesses territórios, serão desenvolvidas atividades lúdicas, artísticas e culturais combinadas com trilhas ecológicas, que oportunizem a convivência e interação entre os participantes da atividade entre si, com as culturas dos povos e populações da Amazônia e com a natureza exuberante que compõe o PEUt, envolvendo múltiplas linguagens, como: roda de conversa, varal de poesias, dramatização, teatro de bonecos, contação de estórias, painéis ou exposições com fotos e informações sobre os povos e populações da Amazônia, respeitando-se a singularidade e as normas ambientais definidas no Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC.

No auge, todos os participantes se reunirão no “Refúgio do Utinga” para o desenvolvimento de atividades culturais que afirmem a biosocioculturaldiversidade da Amazônia, com destaque para o plantio de 1000 mil mudas nativas, como parte do programa “Um Bilhão de Árvores para a Amazônia”.

O organizador do evento, Salomão Hage, professor da Universidade Federal do Pará, adverte que será necessário chapéu ou boné, tênis confortável, repelente, guarda chuva ou capa de chuva e cantil ou garrafinha com água para participar da Atividade.

Serviço:

Evento: ‘Por entre Trilhas e Sonhos: Pororoca de Saberes, Sabores e Ritmos da Amazônia’ .
Data: 31 de janeiro, sábado.
Local: Parque Estadual do Utinga – PEUt, na Avenida João Paulo II.
Horário: 08 horas às 12 horas

Texto: Ana Carolina Pimenta- Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *