O Parque 13 de Maio, na área central de Recife, foi escolhido por organizações da cidade para organizar o 26, com atividades das 9:00hs às 22:00hs. A autorização da Prefeitura já foi concedida e festejada durante a semana. O local será usado “para a gente fazer visível as nossas resistências, propostas, caminhos, modos, tentativas transformador@s”, diz um comunicado das Loucas de Pedra Lilás.
Além de central, o Parque fica longe da agitação do carnaval, que já é intensa em Recife nessa época do ano. “O parque é um lugar de passeio nos finais de semana para muita gente, com bastante afluência de familias populares com filhos”, explicam as Loucas.
Também já foram solicitadas à Secretaria de Direitos Humanos da PCR, cadeiras para o cinema, barracas, som, tablado pequeno, banheiros químicos, gambiarras, vigilancia. Além do próprio Cinema do Parque. Tudo aguarda resposta, mas já indica o fôlego com que as organizações estão assumindo o Dia da Ação Global chamado pelo Fórum Social Mundial. O chamado é para todo mundo: “Grafiteir@s, arte-educador@s, reciclador@s e ativistas de todo tipo que atuam em convergência global contamos com vocês”, avisam Gigi e Ana Bosh, das Loucas.
Elas contam que já surgiram idéias de atividades de Biblioboca (com a biblioteca mambembe de Peixinhos), contação de histórias, de se propor às crianças e adultos que desenhem inspirad@s no tema “outro mundo é possível”. O Parque deverá acolher várias performances teatrais, rodas de discussão “debaixo da sombra das árvores bonitas”, além de vendas e trocas de objetos reciclados e livros bons, como “aquela velha e bela ideia de deixar um livro no banco da praça e encontrar outro”.
A grade do entorno do Parque poderá receber, no dia, uma grande banda de tectel toda escrita para ficar bem visível âs pessoas de fora, as que passam de ônibus. “Poderiamos fazer uma lista de nosso baú po(li)etico subversivo e @s grafiteir@s organizar a tarefa na hora de escrever, ou cada organização trazer sua parte de tectel já grafitadas, ou faixas etc. etc..”, sugerem Figi e Ana. Elas informam que a Radio Mulher já se propôs a transmitir ou gravar do local.
No dia, as Loucas de Pedra Lilás pretendem apresentar seu espetáculo “Um outro Mundo é…” durante o dia e fazer projeçao de filmes a partir das 18:00hs. “Nos temos 2 pequenos clips: Loucas pela quebra de Patentes ou bad TRIPS, good TRIPS de uns 3 minutos cada.”, explicam. E também devem projetar “El Siglo de la Gente”, 7º documentario da série “Voces contra la Globalización” do cineasta espanhol Carlos Estevez(55 minutos, versao dublada) “Do 21 ao 25 de janeiro, queremos apresentar a série toda, em versão original (espanhol) na sala de video da Fundaj, que já topou”, informam.
Um email específico foi criado por Nataly Queiroz, que ajuda na tarefa de divulgação do 26 em REcife, e deve ser utilizado para quem quiser propor atividades (todas autogestionadas): comunica_pedralilas@gmail.com