A grande marcha dos cem mil no Fórum Social Mundial

Gizele Martins, do Rio de Janeiro/ RJ , Da Agência Jovem de notícias
28/01/2009

A marcha de abertura do Fórum Social Mundial, realizada por volta das 15h do dia 27, contou com mais de cem mil pessoas. A caminhada percorreu as avenidas centrais da cidade de Belém, no Pará, local onde está sendo realizado o grande encontro.

Nem mesmo a forte chuva deixou o povo parar. Só de etnias indígenas eram mais de 40, gritando, clamando seus direitos por terra. Todos com seus adereços, línguas e rituais. Muitos outros movimentos sociais também estavam lá, cada um com seus gritos de guerra e, de uma hora para outra, todos pareciam fazer perte do mesmo movimento. Foi perfeito.
Os moradores, os comerciantes, os estudantes e os garis paraenses paravam para assistir a linda marcha, uns até acompanharam, já outros ficavam de longe, apenas observando ou fotografando. O momento mais sublime foi quando uma escola, localizada na Avenida Nazaré, recebeu todos os militantes com grandes músicas brasileiras, com gritos de justica, união e paz.

Os paraenses, parecem mesmo ter recebido todos estes cem mil abrigados muito bem. Uns dizem que tudo se transformou de uma hora para outra, o engarrafamento aumentou, as ruas estão cheias, o comércio nem se fala. Mas todos parecem estar recepcionando a população muito bem, indicando onde pegar o ônibus, locais mais fáceis para as refeições, dentre outras coisas básicas, mas bem necessárias nas horas de aperto.
Hoje pela manhã vários encontros estão acontecendo. São palestras, palcos de discussões, feiras, musicas, dentre muitas outras coisas que não param de acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *