Bolhas de sabão por uma cidade viva

No sábado, 24 de setembro, ativistas de São Paulo participarão do Dia Global de Ação Moving Planet, levando caneca com água e sabão para a Avenida Paulista e outros pontos da cidade. Em uma convocatória na rede, organizadores prometem transformar “o símbolo da cidade no símbolo da mudança”.

O Moving Planet é uma ação global que visa promover a discussão a respeito do uso e dependência dos combustíveis fósseis e exigir soluções
climáticas às autoridades de todo mundo. Pessoas de mais de 160 países farão manifestações no dia 24 para exigir políticas públicas voltadas para
mobilidade urbana e sustentabilidade.

Em São Paulo, o ato terá o objetivo de apresentar demandas por um plano de mobilidade sustentável que já tem inclusive recursos assegurados. Os organizadores explicam que a Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo tem R$15 milhões previstos no orçamento desse ano para realizar os estudos para um plano de mobilidade e ainda não começou.

Em 2010, uma proposta de plano foi apresentada por diversas organizações, prevendo os recursos para debater um projeto estrutural para a cidade, que resulte em transporte público mais acessível, ruas mais espaçosas para pedestres, cadeirantes e bicicletas, com mais espaço para as pessoas e menos carros particulares nas ruas. ” Precisamos de um plano que valorize a acessibilidade, por um trânsito que não seja competitivo e sim cooperativo”, diz Paula Collet, Coordenadora da 350.org no Brasil, que convoca o evento. Além da qualidade do transporte, o movimento defende a viabilização de uma tarifa justa e oferta do serviço durante as 24 horas do dia.

“Queremos participar da elaboração de um plano de mobilidade que devolva a cidade para seus cidadãos, que contemple transporte de qualidade, com tarifa justa e durante as 24 horas do dia, que priorize o transporte público e não motorizado e valorize a acessibilidade, que fiscalize a legislação que protege a todos, que eduque para a cidadania e respeito no trânsito”, diz a convocatória.

A concentração para a atividade “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo” terá início às 15h no Vão Livre do MASP, com saída prevista para às 16h. Pessoas interessadas em participar estão sendo convidadas a levar suas canecas com água e sabão e aro para soprar as bolhas, além de “faixas, cartazes, bicicleta, patins, patinete, skate, seus amigos, família, animais de estimação, protetor solar, guarda-chuva”.

A partir das 16h, a manifestação seguirá em direção ao espaço Matilha Cultural, à Rua Rego Freitas, 542, onde organização promete um happy hour musical com Guizado e Banda. O evento é parte da programação do
Setembro Verde, ocupação com programação multimídia, voltada aos principais conflitos sócio-ambientais brasileiros.

Participam do chamado as organizações 350.org, Carbono Zero Courier, Caronetas, Chega de Acidentes, Ciclocidade, Coletivos Jovens de Meio Ambiente, Ecogreens, Futura, Greenpeace Brasil, Grupo Escoteiro João Ramalho, Hub São Paulo, iBiosfera, IDEC, IPESA, MAIA, Mais Diferenças, Matilha Cultural, Mobilize Brasil, Movimento Boa Praça, Movimento Passe Livre, Moving Planet, Pedal Verde, Portal 2014, Portal ZN na Linha, Quintal, Rede Nossa São Paulo, Setembro Verde, SWU, Vá de Bike, Viração, Vitae Civilis, Viva Vitão, Zazcar

Também é possível apoiar o evento confirmando a participação pelo Facebook (https://www.facebook.com/event.php?eid=256140657741343)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *