FSSP: a importância da inclusão na comunicação compartilhada
Depois de dois dias de participação no Fórum Social de São Paulo (29 e 30 de outubro), realizada na Faculdade Zumbi dos Palmares, eu retornei com a certeza de que quanto mais optarmos pela comunicação compartilhada e pela transmissão de conhecimento com linguagem acessível para todos os públicos, essas iniciativas terão maior número de participantes. O acesso ao conhecimento e aos fatos possibilita maior segurança na liberdade de expressão e escolhas conscientes.
Algo digno de elogio é a participação de um grupo de aposentados (dona Neide, Dirce, Iraci, José Pedro e Rui, entre outros) em defesa da moradia aos idosos e do direito das mulheres! Gente ponta firme!
Neide Duque, do Grupo de Articulação para Moradia de Idosos na capital e membro do Conselho Municipal do Idoso, e mais 56 participantes, se solidarizaram na defesa de moradias no sistema mutirão e aluguel social para idosos de baixa renda.
Às 9h, deste domingo, quando ainda nem havia começado o evento, lá estavam eles vindo dos lugares mais diferentes da cidade, como São Miguel Paulista, Capão Redondo, Vila Maria e Pari…Dá orgulho ver pessoas tão esforçadas e que mantêm a chama da defesa dos direitos.
No sábado, Chico Whitaker divulgou o lançamento da campanha Brasil Livre de Usinas Nucleares, como um projeto de emenda constitucional, por iniciativa dos cidadãos. Mais informações podem ser encontradas no site www.brasilcontrausinanuclear.com.br .
A iniciativa reúne um grupo de organizações: Aliança pela Infância do Brasil, Coalização Brasileira contra Usinas Nucleares, Conselho Nacional do Laicato do Brasil-Reg.Sul1, Escola de Governo de SP, Fund. Lama Gangchen para Cultura de Paz, Greenpeace do Brasil, Iniciativa Popular Contra Usinas Nucleares, Movimento Paulo Jackson…, Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPE) e Tardö Ling – Centro de Desenvolvimento Humano Cultura e Filosófico.
Durante o evento, também houve mobilização a favor de bolsas de estudo para jovens universitários negros em bolsas de graduação e de diferentes modalidades de pós-graduação. A meta é atingir 100 mil assinaturas.
Blog Cidadãos do Mundo – Sucena Shkrada Resk – www.twitter.com/SucenaSResk
Mais sobre: Fórum Social São Paulo