05/11/2010 – Os cinco vencedores do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais foram selecionados e terão como premiação uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Além da viagem para conhecer iniciativas internacionais de mobilização social, certificado de participação e assinatura anual da revista Fórum, eles também serão homenageados com um troféu de reconhecimento. Mais de 3 mil projetos foram inscritos e para a escolha dos vencedores foram levados em consideração: a inovação dos projetos, clareza sobre o conceito de Tecnologia Social, reaplicabilidade e o envolvimento da comunidade.
Iniciado em 2008, o Concurso é destinado aos professores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil. Promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela revista Fórum, tem como principal objetivo incentivar o envolvimento de educadores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável.
Conheça os vencedores:
Nordeste
José F. Siqueira – Vera Cruz (RN)
– Conjunto de ações voltados ao reaproveitamento de resíduos da mandioca, evitando a degradação do meio ambiente e melhorando a segurança alimentar do local.
Norte
Cristina O. de Mello – São Sebastião da Boa Vista (PA)
– Falando descubro, escrevendo existo – Registro de histórias orais que se tornam livros a serem distribuídos nas bibliotecas das escolas.
Centro-Oeste
Rosemeire da Silva – Ponta Porá (MS)
– Sistema agroflorestal no Assentamento Itamarati: um instrumento pedagógico para a a construção de conhecimentos em agroecologia.
Sudeste
Marilúcia G. Ferreira da Silva – Rio de Janeiro (RJ)
– Banco Verde / Bazar Verde – meio ambiente, economia solidária e reciclagem
Sul
Inês Lourenço Augusto – Umuarama (PR)
– Projeto Árvores da Vida – a cada nascimento uma árvore é plantada
Tecnologia Social
O conceito de Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais servem à disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
A Fundação Banco do Brasil, em conjunto com a Petrobras e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), certifica Tecnologias Sociais de acordo com os critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, e interação com a comunidade. Essa certificação ocorre a cada dois anos, desde 2001, por ocasião do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – que chegou à 5ª edição em 2009.
As Tecnologias Sociais certificadas integram o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. O banco reúne soluções que podem ser conhecidas e consultadas por tema, área de atuação, entidade executora, público-alvo, região, estado, problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários para implementação, entre outros detalhamentos. A ferramenta está disponível na internet (http://www.tecnologiasocial.org.br/), atualmente com 571 tecnologias sociais.
Por Redação
Fonte: www.revistaforum.com.br