No dia 18 de janeiro, moradores da Faixa de Gaza realizaram uma campanha de doações para as vítimas do terremoto no Haiti. Entre o material entregue pelos palestinos aos escritórios da Cruz Vermelha Internacional estavam ajuda econômica, cobertores, roupas de cama, alimentos e leite para crianças.
Entretanto, a Cruz Vermelha só pôde aceitar as doações monetárias, pois transferir os bens para fora da Faixa de Gaza é uma missão quase impossível, dado o bloqueio israelense, declarou Amal Al-Khudary Khudary, chefe do comitê contra o bloqueio israelense à Faixa de Gaza.
“Queremos apoiar as vítimas no Haiti, pelas quais sentimos uma grande solidariedade, pois nós tivemos também nosso grande terremoto durante a invasão de Israel em Gaza, há um ano”, comparou Khudary.
A Faixa de Gaza é um dos lugares mais pobres do mundo e há dois anos sofre com um bloqueio imposto por Israel que causa graves entraves ao desenvolvimento econômico local. Isto empobreceu de forma extrema a população de 1,5 milhão de habitantes.