Porto Alegre conecta-se à Palestina

Conexão: Hilde Stephansen, Everton e Nego Banto.

A I Roda 10 Anos de Comunicação Compartilhada promoveu esta manhã a conexão com jornalistas do AIC (Alternative Information Center), na Palestina, que relataram as dificuldades de cobertura que enfrentam no território sob ocupação.

São, segundo eles, os mesmos obstáculos que enfrentam os habitantes dos dois locais onde o centro tem sedes, na Cisjordânia e em Jerusalém, e que não podem ir de um local a outro.No entanto, como forma de resistência, o grupo do Centro de Mídia de Israel faz toda semana pelo menos uma incursão à Cisjordânia para trabalhar no Centro de Mídia de Beit Hanoun.

Durante a conexão, foram debatidas alternativas de trabalho compartilhado, a exemplo da disponibilização, pelo AIC, de programas gravados semanalmente para difusão pela Rede Abraço no Brasil.

Para os jornalistas, um dos temas que promete intercâmbio mais intensivo é relativo ao acordo de livre comércio entre Israel e Mercosul, e que segundo eles deveria ser alvo de tantas pressões como se deu com o combate à Alca, porque nao interessa nem ao povo do Oriente Médio nem ao da América Latina.

A conexão foi encerrada às 11h30. À tarde, durante os debates da I Roda 10 Anos de Comunicação Compartilhada, haverá participação remota de Jamal Juma, do Stop the Wall, dentro da iniciativa Comunicação FSM Expandido no processo do Fórum Social Mundial.
O objetivo é discutir o papel estratégico da comunicação compartilhada na construção de um mundo mais justo. No caso da Palestina, o desafio é furar o cerco e conseguir transmitir informações sobre a conjuntura na região – cuja população local enfrenta a mais longa ocupação militar da era contemporânea. E assim denunciar a opressão e a violação sistemática de direitos humanos por parte do Estado de Israel.

Ciente da necessidade de fortalecer a cobertura coletiva e solidária sobre os acontecimentos naquele território, a Ciranda vem realizando há dois anos conexões online com a Palestina durante os fóruns sociais mundiais. No último, em Belém do Pará, conseguiu fazer ouvir a voz de um jornalista de Gaza, vencendo o bloqueio de comunicação que – ao lado do econômico e militar – também se impunha e permanece na região.

As últimas detenções e a repressão contínua demonstram que o Governo de Israel mantém-se determinado a silenciar as vozes que se oponham a sua política ou a critiquem, por todos os meios. Assim, em 20 de janeiro, foi impedido de entrar em Israel, após voltar de férias, o jornalista estadunidense de origem judaica Jared Malsin, que trabalhava na agência de notícias independente palestina Ma’an, na Cisjordânia, havia dois anos. A comunicação compartilhada tem contribuição a dar para denunciar essas práticas antidemocráticas e ecoar o grito daqueles que se recusam a se calar diante de injustiças.

Serviço:

Para ouvir pela Rede Abraço:

Winamp ou VLChttp://150.164.116.121:64044/listen.pls

Caso não tenha esses programas, baixe o VLC: http://www.videolan.org/mirror-geo.php?file=vlc/1.0.3/win32/vlc-1.0.3-win32.exe

I Roda 10 Anos de Comunicação Compartilhada

24 de Janeiro, 13h30
Local: Armazém 7
à direita a partir da entrada na Usina do Gasômetro
Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro – Av. Presidente João Goulart, 551, Centro, Porto Alegre/RS
e-mail: ciranda@ciranda.net

II Roda 10 Anos de Coomunicação Compartilhada

27 de Janeiro, 16 horas
Encontro Radio Koch, de Nairóbi, Radio Favela, de Belo Horizonte, e Radio Tribo, de Buenos Aires e coletivos de comunicação compartilhada no Diálogo Interplanetário de Cultura Livre
Cidade: Canoas
Local: Parque Eduardo Gomes – Galpão 17
Estação referência do Trensurb: Estação Fátima
e-mails: everton@softwarelivre.org e ciranda@ciranda.net