Os desafios da democratização das comunicações no cenário pós Conferência Nacional de Comunicação, serão o principal tema da Plenária Estadual paulista, que acontecerá no sábado 27 de março, a partir das 9h, no Sindicato dos Engenheiros/SP.
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação terminou no dia 17 de dezembro aprovando reivindicações históricas dos que lutam por mais democracia e pela efetivação do direito à comunicação. Entretanto, uma conferência pode recomendar ao Governo, mas não garante nada. Basta ver a reação do oligopólio da mídia ao Plano de Direitos Humanos que incorporou algumas das decisões.
Passada essa etapa, é preciso ampliar a mobilização para que as propostas aprovadas sejam debatidas com a sociedade e com o poder público, em busca de estratégias para transformá-las em políticas públicas. Também devemos apresentá-las aos e às candidatas à Presidência da República, exigir sua incorporação nos programas de Governo.
Para isso, as entidades que participam da Comissão Paulista Pró-Conferência estão convocando para o dia 27 de março, às 9h, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25, perto da Câmara Municipal de São Paulo), uma plenária estadual com a seguinte pauta:
1) Avaliação da Confecom
2) Definição de uma pauta política comum e campanhas prioritárias
3) Próximos passos e as perspectivas da luta pela democratização das comunicações – mecanismos para mantermos e ampliarmos a nossa articulação de entidades.
Estão sendo convidados todos e todas, da sociedade civil não-empresarial e da sociedade civil empresarial progressista, especialmente as pessoas que participaram da etapa estadual e de todas as etapas municipais e regionais do estado de São Paulo, mas também organizações com interesse no tema, a comparecer e contribuir com o debate.