Começam a chegar à Candelária ativistas que participarão do Fórum Social Urbano, evento paralelo ao FUM 5 – Fórum Urbano Mundial, com início programado para a tarde hoje no espaço da Ação e Cidadania .
A concentração no centro do Rio de Janeiro tem início agora, às 9 horas e será seguida de manifestação em defesa de um desenvolvimento urbano que respeite o meio ambiente, de forma sustentável e inclusiva.
Na parte da tarde, as brasileiras Ermínia Maricato e Raquel Rolnik , da Universidade de São Paulo (USP) participarão da mesa de abertura ao lado dos convidados internacionais Peter Marcuse, da Universidade de Columbia e David Harvey da Universidade da Cidade de New York
Com dois mega eventos mundiais programados para os próximos anos, ao sediar a Copo do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, que de um lado atraem grandes obras, investimentos e interesses internacionais, de outro da margem a políticas drásticas de segurança para tranquilizar a indústria do turismo e exportar a imagem de cidade protegida e pacificada, o Rio de Janeiro estará no foco dos quatro eixos temáticos definidos para o Fórum Social Urbano: criminalização da pobreza e violências urbanas; Megaeventos e globalização das cidades; justiça ambiental nas cidades; e Grandes Projetos Urbanos e Lutas em Áreas Centrais e Portuárias.
Na visão da Aliança Internacional de Habitantes, que reune entidades e redes de luta por moradia em todos os continentes, a caminhada de abertura do dia 22 de março será também uma forma concreta de impactar os discursos oficiais que ocorrerão no FUM 5.
O objetivo da aliança mundial é abrir os espaços institucionais para, dentro dele, contestar a orientação neoliberal e propor um Novo Pacto Social Urbano para un habitat sustentável y equitativo, fundado no direito universal à cidade. Por isso, a AIH atua por dentro de alguns processos e eventos institucionais como primeiro G20 realizado para debater o enfrentamento à crise mundial. São, portanto, distintas formas de luta pela cidade que se expressam nesta manhã, na Candelária, e farão a riqueza dos debates do Fórum Social Urbano.
O Fórum Social Urbano será realizado de 22 a 26 de Março, na Ação e Cidadania, Rua Barão de Tefé,75, Bairro da Saúde, no Rio de Janeiro.
O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.