Inicia-se nesta terça-feira (6/10) a reunião do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social Mundial (FSM) em Montreal, no Canadá. O CI, que reúne mais de 160 delegados e delegadas de entidades dos cinco continentes e de diversas áreas de atuação, debaterá as atividades do FSM neste final de 2009 e em 2010. Brasil organiza duas atividades para o próximo janeiro, em Porto Alegre (RS) e em Salvador (BA).
Dando prosseguimento aos últimos debates em que o CI pautou a crise mundial do capitalismo como tema importante para atividades e mobilizações do FSM, a reunião que se inicia hoje em Montreal (Canadá) debate as ações de 2009 e 2010.
Em seu décimo aniversário, o processo FSM se dará de forma permanente e descentralizada ao longo de todo o ano. O Fórum Social Grande Porto Alegre e o Fórum Social Temático da Bahia serão os primeiros eventos do calendário. Em 2011 o Fórum concentrará suas atividades em Dakar (Senegal).
Movimentos Sociais brasileiros se organizam para participar das duas atividades do FSM no país. Porto Alegre se destaca por ter sido a primeira anfitriã do evento e fará uma grande atividade de comemoração dos 10 anos do Fórum Social Mundial. A Bahia centrará fogo no debate político acerca das conseqüências e ações necessárias face à crise mundial do capitalismo, debatendo as alternativas dos países ao neoliberalismo, tema que ganhou força com o fim do mito do “Estado regulador”.
Bahia tem crise econômica como tema central
O Fórum Social Temático da Bahia ocorrerá de 29 a 31 de janeiro de 2010 com o tema “Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania”. O evento vem sendo construído de forma articulada com o Fórum Social 10 anos, que ocorre em Porto Alegre. (Ao lado, imagem do Fórum Social Brasileiro, ocorrido em Recife, PE, em 2006).
“Esta passagem do FSM por Salvador vai ser uma contribuição muito preciosa para o Fórum de Dakar, no Senegal, em 2011, pois esta foi a principal porta de entrada de africanos vítimas da escravidão. Então, vai se estabelecer um diálogo entre cidades com culturas semelhantes”, disse José Luiz Del Roio, representante do Fórum Mundial de Alternativas à Crise e um dos convidados do evento.
Segundo os organizadores, a programação do FS Bahia será dividida em três dimensões temáticas: Fórum de Respostas à Crise, espaço onde atores sociais e representantes de organizações nacionais e internacionais da sociedade civil encontram-se para difundir e articular amplamente suas propostas para um outro mundo possível pós-crise; a segunda é o Fórum de Diálogos e Controvérsias, em alternativa ao neoliberalismo e ao Fórum Econômico Mundial de Davos, celebrará encontros entre atores sociais e governos da América Latina e da África comprometidos com novas perspectivas econômicas, sociais e ambientais;
e a última dimensão temática se concretiza como Fórum de Culturas Periféricas: de Salvador à Ilha Gorée, em contraposição à diáspora africana, uma celebração das culturas negra e latina e sua difusão planetária. Trata-se de um encontro cultural rumo a Dakar e ao FSM 2011.
Porto Alegre comemora 10 anos de FSM
Em porto Alegre, as atividades ocorrerão de 25 a 29 de janeiro de 2010 em diversas cidades que compõem a Grande Porto Alegre (RS). A capital gaúcha sediou a primeira edição do evento, em 2001, e voltou a recebê-lo em 2003 e 2005.
Primeiro evento do calendário, o Fórum Social Mundial 10 Anos Grande Porto Alegre nasce em diálogo com a sociedade civil e com o apoio de diversos governos municipais da região. Além de marcar uma retrospectiva sobre as edições anteriores, a proposta do FSM 2010 é projetar possíveis caminhos futuros na nova conjuntura global.
De São Paulo, por Luana Bonone, com informações do FSM