SAN no Estado de São Paulo, como garantir?

O final do ano de 2020 está chegando. E com ele, o agravamento do número de famílias passando fome no Brasil. Segundo a FAO, estima-se que 2020 terminará com 20 milhões de pessoas passando fome no Brasil. A situação é consequência da pandemia do COVID 19, mas também das políticas (ou das não políticas) implementadas.

Quais caminhos são possíveis? o que potencializar? o que retomar? como fazer? Como espaços como conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional podem e/ou fazem a diferença?

Essas são algumas das perguntas que a roda de conversa “Políticas Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Produção Orgânica e Redução de Agrotóxicos no Estado de São Paulo” pretende debater. A atividade acontece hoje, dia 04 de dezembro de 2020, às 18h00.

Dela participam:

Profa. Maria Rita Marques de Oliveira (INTERSSAN/UNESP);
Co-Deputada Estadual Claudia Vizoni;
Deputado Federal Nilto Tatto.
A roda será moderada por Susana Prizendt – integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida – e Fernando Silveira Franco – UFSCAR/ABA-Agroecologia.

Os participantes refletiram a partir das seguintes questões:

Qual deve ser nosso horizonte para garantir a segurança alimentar e nutricional no âmbito das políticas públicas no Estado de São Paulo?
Qual a importância e papel de espaços como CONSEA, do CEDAF e da Câmara Setorial (Governança) e das secretarias estaduais para essas políticas no Estado de SP?
Como convergir as lutas sociais no Estado de SP com as lutas por um sistema alimentar sustentável (Redesans e Rede APA)
O que fazer/quais caminhos para que se regulamente a PEAPO, aprove e regulamente a PERA e executar o PLANSAN no Estado de São Paulo

A atividade é promovida pelo Interssan-SP, Rede SANS, Articulação Paulista de Agroecologia (APA), Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Campanha Permanente contra Agrotóxicos, Articulação Nacional de Agroecológica.

SERVIÇO:

O QUE: Roda de Conversa: Políticas Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Produção Orgânica e Redução de Agrotóxicos no Estado de São Paulo

QUANDO: 04.12.2020

QUE HORAS: 18H00 – 19H30

QUEM : Profa. Maria Rita Marques de Oliveira (INTERSSAN/UNESP); Co-Deputada Estadual Claudia Vizoni; e Deputado Federal Nilto Tatto. E moderadoras/es: Susana Prizendt (Integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida) e Fernando Silveira Franco (UFSCAR/ABA-Agroecologia)

ONDE: Facebook da Associação Paulista de Agroecologia, da Conferência Popular de SSAN, da Campanha Permanente contra Agrotóxicos, do Slow Food Brasil, Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Gente é pra Brilhar; Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar – PCFS-LAC, Blog do Clima, Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada, APNs do Brasil, Instituto Giramundo, Fórum Paulista de SAN, TV Alimentação e Poder,, Instituto Hori, Rede SSANS, e rede de parceiros.

Referência: FAO, 2020.“ O Estado da segurança alimentar e nutrição no mundo 2020 (SOFI)”

whatsapp_image_2020-12-02_at_08.42.20.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *