Jovem Liderança Quilombola é assassinada na Bahia

Imagem: Instagram Elitânia Souza

Ontem a noite, a jovem quilombola Elitânia de Souza foi assassinada com dois tiros. O crime aconteceu na praça da cidade de Cachoeira-BA.

Elitânia de Souza era mulher, jovem, negra, ativista do movimento negro e quilombola, liderança da Comunidade Quilombola do Tabuleiro da Vitória no Município de Cachoeira/Bahia, secretária da associação quilombola, estudante do curso de serviço social da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (UFRB).

Ela estava perto de se formar, no processo de desenvolvimento do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) cujo tema era feminicídio.

Segundo informações, Elitânia namorou o filho de um juiz aposentado. Há cerca de dois meses, o rapaz a agrediu com duas facadas. Elitânia procurou ajuda e buscou a justiça solicitando medidas protetivas. Após muita luta, apenas na semana passada a medida protetiva foi concedida.

Após o fato lideranças convocaram todos para organizar uma manifestação sobre o caso. Quando: dia 28/11/2019 – às 8h em Cachoeira.

convocacao.jpg

atualização 09h23
A UFRB declarou luto de três dias e publicou nota (veja abaixo).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – — – – – — – –
Nota Pública do Núcleo de Mulheres Quilombolas da Bacia e Vale do Iguape Marias Filiipas

O Núcleo de Mulheres Quilombola da Bacia e Vale do Iguape Marias Filipas, amanheceu de luto pelo trágico assassinato da companheira Elitania de Souza, jovem liderança da Comunidade Quilombola do Tabuleiro da Vitória no Município de Cachoeira Bahia. A Jovem Elitånia era estudante do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB sua formatura seria muito em brevê pois já estava fazendo o seu TCC.

Uma Mulher negra, quilombola que com muito esforço, luta e perseverança consegui adentra o portão da Universidade foi tragicamente aborda pele seu ex- companheiro o qual tirou a sua vida, a Elitania já havia denunciado o seu ex companheiro por agressão, ela tinha uma medida protetiva que afasta o indivíduo dela mais está medida não foi o suficiente é lamentável ver mais uma mulher ser brutalmente assassinada vítima do feminicidio.

Até quando isto vai durar? Não podemos deixar que este crime seja mais um nas estatísticas do Estado.

Somos mulheres queremos respeito, queremos viver. Não tire as nossas vidas por falta de amor próprio, nossas vidas importam e nós nos amamos. Queremos direto de viver em liberdade.

Elitania de Souza Presente.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – – – — — – – –
atualização 09h23
A UFRB decretou luto de três dias pela morte da jovem. Nota pública da UFRB

“A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Reitoria e da direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da estudante Elitânia de Souza da Hora, do sétimo semestre do curso de Serviço Social, na noite desta quarta-feira, dia 27 de novembro.

As terríveis circunstâncias do crime contra Elitânia causam tristeza e indignação de toda a comunidade acadêmica. A UFRB deposita sua confiança nas autoridades para que a justiça seja feita.

O Vice-Reitor, no exercício da Reitoria, declara luto oficial de três dias na UFRB e a suspensão das aulas no Centro de Artes, Humanidades e Letras na data de hoje.

A Universidade está em contato com a família para prestar a devida assistência.
Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares e a toda comunidade acadêmica.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *