Educadores do Brasil e do mundo discutiram na terça-feira (27.01) os desafios e as dificuldades da educação no Brasil. O encontro foi no HANGAR- Centro de Feiras e Convenções da Amazônia. ” O Fórum de Educação nasceu no interior do Fórum Social Mundial, com a mesma missão de priorizar a educação na construção de um outro mundo possível.” destacou a coordenadora do evento Leitícia Leite.
Com a presença de cerca de 10 mil pessoas, profissionais de várias áreas debateram, tiram suas dúvidas e protestaram contra a privatização do ensino. ”Participar desde fórum é importante para se debater e contrapor o capitalismo que está transformando a educação em mercadoria, principalmente para os movimentos sociais como os índios, os negros, os sem terra, etc”, declarou o professor Petronio Potígua.
Para a professora Ivana Campos, do Município de Curuçá, participar do fórum é a oportunidade de refletir os problemas e reivindicar para as autoridades competentes as dificuldades que só quem participa do dia-a-dia das escolas sabe como é. ” É fundamental para os povos indígenas participar de espaços como este, principalmente lembrando de um histórico de exclusão dos povos hegemônicos. Hoje, para o índio chegar a Universidade é uma vitória”, comemora Rosani Fernandes do Movimento indígena.
César Fernandes e Jéssica Fernandes , Da Agência Jovem de notícias
28/01/2009