Foto: Cibele Lima
Resultado de congressos nacionais realizados ao longo do ano, a primeira Assembléia Nacional do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil começa na noite de hoje (11) e vai até dia 14, na Universidade Zumbi dos Palmares. A abertura do encontro será durante sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Participam desse encontro representantes de organizações e entidades do movimento negro no país, com o objetivo de estabelecer os rumos de um projeto político para a promoção social de negros e negras. A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, confirmou presença na solenidade de abertura.
Segundo Flávio Jorge Rodrigues da Silva, presidente da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e um dos coordenadores do evento, a Assembléia Nacional abre uma série com mais três previstas para o ano que vem em Porto Alegre (março), Belém (julho) e Salvador (novembro).
“Vamos fazer esses encontros porque no Brasil a chamada Abolição [da Escravatura, em 1888] completará 120 anos. E um dos objetivos é fazer uma reflexão sobre o significado de o Brasil ter vivido quase quatro séculos de escravidão”, afirmou.
A escolha das quatro capitais, acrescentou, ocorreu porque “as regionalidades interferem muito”. Flávio Jorge Rodrigues da Silva explicou que “o negro aqui de São Paulo é um, o do Rio Grande do Sul é outro – a partir destas próprias realidades diferenciadas a gente pretende realizar essas assembléias”.
Negras e negros iniciam debate nacional
foi um debate muito bom