Em julho, assumiu a liderança do GEO o brasileiro Gilberto Câmara, que no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fez carreira nas áreas de geoinformática e modelagem ambiental, foi diretor de 2006 a 2012 e se tornou reconhecido por defender o uso livre de dados científicos.
A AmeriGEOSS Week 2018, a reunião anual do GEO nas Américas, acontece de 6 a 10 de agosto na sede do INPE, em São José dos Campos (SP). AmeriGEOSS é uma das quatro iniciativas regionais do GEO – as outras são EuroGEOSS, AfriGEOSS e AOGEOSS (Ásia e Oceania) – para estabelecer redes regionais de instituições e especialistas em observação da Terra e montar projetos internacionais cooperativos em temas como agricultura, desastres naturais, florestas, entre outros, que gerem informação científica para apoiar os países da região em ações de sustentabilidade.
“Qualquer avanço significativo no cumprimento dos acordos internacionais requer informação de qualidade. Por exemplo, as informações geradas pelo INPE sobre desmatamento e mudanças de uso da terra são imprescindíveis para que o Brasil possa verificar o cumprimento de nossos compromissos dentro do acordo de Paris”, diz Câmara.
Leia em Mundo Geo
Saiba um pouco mais sobre Câmara nesta entrevista ao Mundo Geo