Ato contra a redução da maioridade penal no Rio

Nesta segunda-feira, a partir das 9h, se realiza na Candelária um grande ato público contra a redução da maioridade penal. O evento será precedido por uma missa, na Igreja da Candelária, em memória das crianças e adolescentes assassinadas no local em uma chacina, no dia 23 de julho de 1993. Logo após a missa, o público sairá em passeata em direção à Cinelândia.

Estão unidas ao redor da questão dezenas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Um dos principais argumentos das organizações que se posicionam contra a redução da maioridade penal é o de que a participação ativa da juventude na macro-violência é irrisória e tal medida não resolverá o problema da violência no país, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Segundo levantamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal, apenas 0,2% da população entre 12 e 18 anos havia cometido, em 2004, algum tipo de ato infracional, sendo que 73,8% destes eram crimes contra o patrimônio, e não contra a vida. Leia aqui o manifesto de convocação do ato (em PDF).

http://www.consciencia.net/2007/20070719-manifesto_reducao.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *