2020 está terminando

O 2020 está terminando. Ano atípico. A pandemia do Covid 19 pegou todos de surpresa. Nenhum governo do mundo estava preparado. O planeta quase parou. Quase. Porque aqueles que trabalham com saúde nunca tiveram tanto trabalho.

Hoje, 30 de dezembro de 2020 os números da pandemia são:
1 793 368 mortes no mundo.
192 681 mortes só no Brasil – estamos no “honroso” terceiro lugar (atrás dos EUA e da Índia).

Quase 11 meses após o inicio da pandemia, tivemos mais de 82 milhões de pessoas contaminadas. Hoje a taxa é de com aproximadamente 444 mil contaminações x dia no mundo. Em alguns países, já a terceira (isso mesmo, terceira!) onda está acontecendo. Aqui no Brasil, quem sabe?? Meu sentimento é que estamos iniciando a segunda onda.

Algumas vacinas foram produzidas, outras estão em teste. Neste momento cerca de 50 países do mundo já estão vacinando sua população. Seus governantes dão exemplo, planejam, priorizam e estão implementando planos nacionais de vacinação.

Aqui no Brasil? Bem, aqui não há previsão da vacinação. O presidente considera que as “empresas farmacêuticas” é que devem ir atrás da Anvisa para procurar liberar suas vacinas.

Os insumos para operacionalizar uma campanha massiva de vacinação sequer foram comprados. Exemplo simples, mas que ilustra muita nossa atual gestão nacional: das mais de 330 milhões de seringas necessárias para um plano nacional de vacinação conseguiu-se neste mês, finalmente!!!, comprar cerca de sete (7) milhões.

Os togados desejam furar a fila e solicitam serem vacinados antes. E quando a notícia se espalha, o gestor (médico) que assinou o pedido é exonerado. Afinal, a alta cúpula não sabia. Brasil.

Para culminar, o prêmio:

Pessoa do Ano de 2020 do Projeto de Denúncia do Crime Organizado e Corrupção

Hoje foi anunciado o vencedor 2020 e o troféu de pessoa do ano vai para:

JAIR BOLSONARO..

pois é, o presidente do Brasil, eleito com discurso “contra-corrupção” está sendo premiado pelo seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção.

A comissão julgadora considerou que o presidente Bolsonaro “cercou-se de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a região amazônica que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras do país” , entre outras coisas.

Viva o Brasil!

Enquanto isso, a população sofre. Povos Originários são excluídos, perseguidos, mortos e afetados pela covid 19: 161 povos indígenas registram casos de Covid, já foram 43.524 contaminados e 901 mortos (fonte Apib).

A taxa de desemprego chega nos 14,3% em outubro de 2020, ou seja, mais de 14 milhões, informa o IBGE.

O desmatamento nunca foi tão grande. No último dia 23 de dezembro a Polícia Federal anunciou “a maior apreensão de madeira nativa da história do Brasil”. Foram 43,7 mil toras, 131,1 mil metros cúbicos de madeira bruta, extraída de uma área de 20 mil quilômetros quadrados. Segundo o governo, a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 9,5 %. Três vezes mais do que a meta assinada e comprometida pelo Brasil junto à Conferência do Clima.

Na educação, os números são preocupantes. Divulga-se por todo lado as ações de educação à distância, inclusão via as tecnologias de informação e comunicação. Mas e a situação das crianças e adolescentes das redes pública no país? Aquelas que estão nos rincões do país, ou mesmo nas periferias das grandes cidades, e que a escola para elas era o local de acolhimento, alimentação, acessos. E durante quase todo o ano estiveram sem aulas. Será que essas crianças tinham internet m casa (e computadores ou celulares) para acompanhar as ditas “aulas online”?

A lista continua e é longa.

E que venha 2021..que Oxalá nos traga paz e Oxum amor….!

sigamos…
porque sempre “Outro Mundo é Possível”

– – – – – – – – – – – – –
fonte sobre Pessoa do Ano do Projeto de Denúncia do Crime Organizado e Corrupção : OCCRP

fonte sobre Covid juntos aos povos indígenas: APIB

capa: montagem ciranda net (Presidente Bolsonaro,12 de dezembro de 2020 e área desmatada PF (via Amazônia Real))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *