Trajetórias de uma crise

“Histórias” paralelas que retratam a trajetória de duas pessoas em situação de sofrimento psíquico. Esse é o roteiro central do curta metragem “Trajetórias de uma Crise”, ficção que foi roteirizada, produzida e encenada por frequentadores da rede pública de saúde mental do município de Guarulhos.

O trabalho tem a direção geral de Marco Ribeiro, consultor contratado para realizar uma oficina de vídeo para usuários e trabalhadores da rede de Saúde Mental de Guarulhos. A atividade faz parte do projeto “Saúde e Cultura: a construção de percursos culturais, itinerantes e imprevisíveis”, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Secretaria Municipal de Saúde.

smental7.jpg
Um dos personagens é levado ao Hospital Municipal de Urgências (HMU) onde tem sua crise contida através de amarras e injeções, a sua revelia. Já a outra personagem é levada ao Centro de Atenção Psíquico Social (CAPS), local onde já estava vinculada e que propõe diferentes estratégias de acolhimento. Nesse espaço prevalece o diálogo e entendimento sobre os problemas enfrentados e participa-se de diversas atividades (oficinas de teatro, música, leitura, assembleia, convivência…) e a medicação é ministrada ante seu consentimento.

smental6.jpg
A trilha sonora conta com a significativa participação de dois grupos atuantes na saúde mental. O primeiro, “Harmonia Enlouquece”, nasceu a partir do projeto “Convivendo com a Música” do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, RJ. O segundo Coral Cênico Cidadãos Cantantes, existente há mais de 20 anos em São Paulo gravou a música “Dor Elegante” especialmente para o curta.

smental5.jpg
A música Pirex, de autoria do cantor Itamar Assumpção, que foi escrita a partir do encontro do cantor com o Coral Cênico Cidadãos Cantantes, também está entre as músicas que compõem o pano-de-fundo do curta.

Um dia especial

A estreia do filme está marcada para 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, em sessão no Cine de Direitos Humanos – Shopping Frei Caneca. “Trajetórias de uma Crise” tem duração de aproximadamente 20 minutos.

Data significativa uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que esta questão não é estritamente do campo da saúde.
smental4.jpg

Nesse sentido, o Dia Mundial da Saúde Mental visa chamar a atenção pública para as doenças envolvendo a saúde mental, a nível global, e identificá-las como uma questão comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconômicas.
smental3.jpg

Serviço: Cine de Direitos Humanos de São Paulo

Dia 10/10 – sábado – 11hs – Gratuito – Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – tel 11 3472 2368

Dia 14/10 – quarta-feira – 19hs – Gratuito – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes – tel 11 2555 2840

smental1.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *