#compartilhe
Confira a seguir trecho da carta enviado pelos Índios Guarani-Kaiowá:
De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários de nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali está o cemitérios de todos os nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje. (…) Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.
[…] pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. “Já aguardamos esta decisão. Assim, se é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay pedimos que nos enterrem todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos desse local com vida e nem mortos. Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado (*)o Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos o decreto da nossa morte coletiva e para nos enterrar aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. “Já aguardamos esta decisão. Assim, se é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay pedimos que nos enterrem todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos desse local com vida e nem mortos. Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados…
(*) Índios Guarani-Kaiowá.
*atualização 23:53
Leia “O que podemos fazer?” no site do Comitê Internacional de Solidariedade:
http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/breve-historico/
Você está disposto a compor um dos Acampamentos de Observadores?
Mande e-mail para: solidariedadeguaranikaiowa@gmail.com e receba mais informações sobre como preparar a sua ida.
Petição para presidente Dilma
https://secure.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?aIYWidb&external
Leia a íntegra da Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil:
http://blogapib.blogspot.com.br/2012/10/carta-da-comunidade-guarani-kaiowa-de.html
Leia a íntegra da Carta de Comunidade de Passo Piraju-Dourados-MS frente à ordem de despejo da Justiça Federal da TRF 3 São Paulo:
CAMPANHA SOLIDÁRIA AO POVO GUARANI E KAIOWA:
http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/campanha-solidaria/
Petição EU APOIO A CAUSA INDÍGENA
Comitê Internacional de Solidariedade ao Povo Guarani e Kaiowá
Filme sobre o assassinato do lider Kaiowá Nísio Gomes e a luta dos povos Kaiowa e Guarani no Mato Grosso do Sul para a demarcação de seus territórios tradicionais.
De Felipe Milanez E Paulo Padilha – A Luta Guarani
Vídeo: Salve Dilma, aqueles que vão morrer te saúdam:
O cineasta e ativista Pedro Dias Rios (pode ser encontrado pelo Facebook) está a caminho do Mato Grosso do Sul, de onde noticiará os fatos.
https://www.facebook.com/muhammadpailatif/posts/10151458867788625
À Sombra de um Delírio Verde- Projeto 10porhora
http://atitudebrasil.com.br/10porhora/2012/10/a-sombra-de-um-delirio-verde/
Amor e Resistência para os Guarani-Kaiowá – Projeto 10porhora
http://atitudebrasil.com.br/10porhora/2012/10/amor-e-resistencia-para-os-guarani-kaiowa/