A marcha de abertura do Fórum Social Temático 2012 têve a cara de Porto Alegre, onde a busca de protagonismo na história do FSM, que nasceu na capital do Rio Grande Sul, mistura movimento e governo, ongs e sindicatos, assistencialistas e anarquistas.
Começou às 17 horas, após duas horas de concentração perto do Mercado Central, e seguiu como um longo cordão em direção ao parque do Por do Sol até que começou, por volta de 17h45, uma chuva grossa e fresca que fez lembrar a marcha de Belém, em 2009,
Mas a água caiu como uma benção sobre os jovens participantes do movimento estudantil que aproveitaram para dançar sob a água aos gritos de: “pode chover, pode molhar, a juventude não para de lutar”. E também para animar suas palavras de ordem com novas versões. Uma delas, feita pelo movimento do passe livre: “Nossa, assim você me mata, se aumenta a tarifa a gente pula a crataca”.
Assista ao vídeo da marcha, no WSFTV, até pouco antes do momento da chuva. Depois, Antonio Pacor preferiu correr para proteger sua câmera.