No mês de novembro Santarém (PA) vai receber a 5ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico e como as comunidades vão participar desse processo foi assunto na ‘Roda de Conversa’ agora a tarde na Feira Cultura Digital de Bairros.
O bate-papo contou ainda com a presença de lideres do movimento, entre eles o Padre Edilberto Sena (Rádio Rural), Valéria Bentes (Grupo de Defesa da Amazônia) e Mel Mendes (União de Estudantes de Santarém), comunitários da grande área do Santarenzinho e ativistas da Cultura Digital dos estados do Pará, Amazonas e Roraima.
A Fórum tem como objetivo principal construir e fortalecer as alianças em defesa da Amazônia e de seus povos, definindo estratégias e ações concretas de enfrentamento ao sistema que tem contribuindo para a diminuição de nossas riquezas naturais, Durante a roda de conversa os presentes conheceram ainda as entidades que estão a frente do Forum Social em Santarém. São elas: GDA, FAMCOS, UNECOS, UES, FDA,CEAPAC, Z-20, STTR, CEFT-BAM, AOMT-BAM, AMDS, Pastoral Social, Rádio Rural, PSA e Projeto Puraqué.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Defesa da Amazônia, Valéria Bentes, outras entidades ainda podem participar da organização do fórum social. “A gente tem convidados as entidades a colocarem em suas atividades discussões sobre o Fórum Social e até pensarem algumas atividades para serem feitas ” – disse.
Os paises que fazem parte da Pan-Amazônia são: Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Suriname, República Cooperativa da Guiana e Guiana Francesa
Serviço:
O debate foi transmitido ao vivo pela Rádio Amnésia (88, 5 FM).