Teve início ontem, quarta-feira (17), o credenciamento para o Fórum Urbano Mundial 5, evento promovido pela ONU que motivou a convocação de um Fórum Social Urbano em ação paralela dos movimentos sociais que defendem a reforma urbana.
A inscrição no FUM 5 também está sendo feita por quem participa FSU, para acompanhamento dos debates de interesse do movimento. Segundo informações do Ministério das cidades, as pessoas que já se inscreveram podem se credenciar no Armazém 2, na Zona Portuária do Rio. É necessário apresentar CPF, RG ou passaporte. No ato do credenciamento será feita fotografia do/a participante que também receberá um kit do evento.
Jornalistas terão credenciamento individual
A organização do FUM informa que, no mesmo local do credenciamento geral, haverá uma cabine específica para atendimento aos representantes da imprensa, que deverão comparecer pessoalmente ao local de credenciamento para que seja feita a fotografia de identificação. Será necessário apresentar CPF, RG ou passaporte e um documento que comprove o serviço junto
ao órgão de Imprensa (ex: crachá).
Um alerta da organização é que as credenciais serão feitas em nome dos jornalistas e não de suas empresas, não servindo à revezamento de equipes. A credencial é pessoal, insubstituível e intransferível.
Outro alerta é a impossibilidade de renovar o documento em caso de perda ou dano. Por exigência da Segurança da ONU, não será fornecida segunda via. Isso significa que jornalistas que perderem a credencial não poderão mais trabalhar no local do evento. O mesmo vale para demais participantes, que perderão acesso ao local do evento em definitivo, se perderem o documento.
Evento começa segunda-feira
O Fórum Urbano Mundial 5 será aberto no dia 22, com a presença do
presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da diretora-executiva do ONU-Habitat,
Anna Tibaijuka, e do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida.
O tema central da quinta edição do evento criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001 será “O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido”. As
discussões são divididas em seis eixos: Levando Adiante o Direito à Cidade;
Unindo o urbano Dividido; Acesso Igualitário à Moradia; Diversidade Cultural
nas cidades; Governança e Participação; e urbanização sustentável e
inclusiva.
Criado por decisão da a Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001, o fórum
reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil
e do setor privado e é considerado o encontro mais importante sobre gestão do crescimento das cidades.
Serviço:
Fórum Urbano Mundial 5
Data: 22 a 26/03/2010
Local: Zona Portuária, armazéns 2 a 6 e anexos, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Informações e Inscrições: wuf5.cidades.gov.br
Com informações Assessoria de Comunicação da Ministério das Cidades
(61) 2108.1602