Foto: Arquivo da III Marcha – Jesus Carlos/Imagem latina
Olá guerreiros (as), filhos e filhas de Zumbi e do Povo de Palmares!
No dia 20 de Novembro não é dia de trabalhar ou estudar. É dia de desobediência civil, cívica e cidadã. Reze para seu orixá, inquice ou vodum. Ore para Nossa Senhora do Rosário ou para o santo de sua crença, pegue a sua bandeira, vista-se negr@, pense na sua música, pegue o berimbau, o atabaque, tam-tam, timba, xequerê, caxixi e a viola e venha para a rua comemorar e celebrar a memória de Zumbi dos Palmares. Venha LUTAR pela dignidade do Povo Negro no Brasil e na nossa cidade. Prepare o seu coração para gritar e exigir que:
QUEREMOS
Queremos o dia 20 de Novembro como Feriado Municipal, Estadual e Nacional; Queremos 40% do total das vagas na UFPB, UFCG e UEPB para o Povo Negro e 10% para o Povo Indígena, assim como a aprovação da Lei de Cotas – PL 73/99; Queremos a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial – PL 3198/2000, PL 6264 e PEC 536 / 2006; Queremos a criação da Secretaria Estadual e Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Queremos que o Governo Municipal e Estadual implemente a Lei 10.639 – História e Cultura da África do Povo Negro no Brasil, em todas as Escolas; Queremos a ampliação do orçamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) pelo Governo Federal; Queremos a regularização fundiária das terras das comunidades de quilombos na Paraíba, em cumprimento ao Art. 68 da CF e Decreto 4. 887 / 2003; Queremos que os Governos Municipais e Estadual implementem o que orienta a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra;
Queremos a participação de 40% de Artistas Negros nos Meios de Comunicação do Estado e Município;
Queremos o Direito Previdenciário à tod@s @s dirigentes de Terreiros de Candomblé, Umbanda e outros cultos de Matriz Africana.
Somos contra a violência
A cultura negro-africana é da PAZ e defensora dos direitos humanos. Queremos segurança social, com o fim do genocídio dos nossos jovens e crianças; saúde que atenda as especificidades da população negra; trabalho, emprego e renda; educação e moradia digna; respeito aos cultos de matriz africana. Enfim, queremos a implementação efetiva de um Plano Estadual e Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, um choque de inclusão social na Paraíba, para diminuir as desigualdades sócio-raciais, construir a justiça e avançar a democracia. Este é o legado de Zumbi e do povo de Palmares.
20 de novembro de 2007
Ato da Consciência Negra Concentração – 15 horas, na Lagoa
Venha para o Ato você também!
Mobilize a sua Comunidade. Articule a sua Entidade ou Grupo!
Realização: FENEPB – Fórum de Entidades Negras da Paraíba; CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira / Paraíba; CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras; CUT – Central Única dos Trabalhadores / Paraíba; AH2PB – Articulação Hip-Hop da Paraíba; MALUNGUS – Organização Negra da Paraíba.