Foto: Fabiano P. Silva
A cultura japonesa trazida pelos imigrantes ao Brasil comemora ano que vem cem anos e para comemorar em grande estilo o grupo “Yamabuki” de Suzano apresentou-se hoje com seus Taikos na tenda ao lado do ginásio municipal de esportes para mais de 500 pessoas.
O Taiko nasceu do espiritualismo oriental e a vontade de comunicação com os deuses. Era usado em rituais religiosos, nas plantações, para garantir uma boa colheita e nas guerras como um desejo de sorte aos soldados que partiam. Mil anos de cultura depois e o Taiko é agora usado em comemorações e festas, dando início a grupos como o Yamabuki.
É evidente a predominação da linha hereditária oriental no grupo, mas quando questionada sobre o requisito essencial para se praticar Taiko a professora Aoi diz “Vontade”.
O princípio de onde tudo parte é a vibração, com os gigantes tambores que parecem soar dentro de nossos corpos o grupo tocava em coreografia perfeita em todas as músicas.
O professor Oscar conta que a música cultural funciona como uma complementação da educação comum, sendo de extrema necessidade não só para a vida acadêmica e profissional, mas para o ser humano como indivíduo.
O grupo susanense existe desde 2002 e continua aceitando participantes que estejam empenhados a se aprofundar numa das técnicas mais pulsantes do planeta.