Será que as lideranças e governantes da América do Sul são inspiradas pelo exterior, pelo interesse do capital internacionalizado? A pergunta é de Jean Michel Aupoint – UTG (Guiana Francesa)ao apresentar um panorama das Guianas, hoje também alcançada pelo projeto IRSA em sua parte Norte.
As Guianas e o Suriname são parte integrante da região Pan-Amazônica mas tem características políticas e econômicas bastante diferentes do restante dos países que compartilham a floresta e também com muitas diferenças entre si.
O Suriname, por exemplo, tem forte penetração do capital externo, mas mantém uma política em que 50% da exploração do ouro por empresas devem ser reinvestidos no país. Já a Guiana Francesa prossegue controlada pelas políticas e interesses coloniais franceses.
Toda região é rica em ouro, bauxita e há esperança na prospecção de petróleo, depois que foram detectadas reservas importantes. A IIRSA está voltada a viabilizar os interesses do capital internacional em explorar esses recursos, segundo o sindicalista. Ele afirma que as obras da Ponte de Oiapoque e a estrada que atravessa as Guianas e chega ao Amapá foram projetadas para facilitar o acesso das empresas.
Outra característica da região é uma economia fortemente baseada na agricultura, e tanto Guianas quanto Suriname são grandes exportadores de arroz e açucar. No entanto esses produtores estão sob impacto da decisão da Europa de comprar esses produtos com preços 33% menores, depois das influência brasileiras contra os subsídios europeus na Organização Mundial do Comércio.
“Para a Guiana Francesa é muito difícil que as coisas se desenvolvam por causa de uma relação particular entre Brasil e França, que é sua parceira no G8, diz Jean Michel Aupoint. Para ele a influência brasileira na região está muito forte e deve aumentar a presença de suas empresas multinacionais, “não sob o controle de brasileiros e sim pelos que detêm o capital”. E o capital, lembrou o sindicalista, não tem país.
Leia Cobertura completa do Encontro Pan-Amazônico de 14 a 17 de Julho de 2009