Dia Mundial da Mãe Terra

Karol Assunção *

Adital

No próximo ano, o Dia Mundial da Mãe Terra poderá ser celebrado de uma forma diferente. Se depender do Grupo de Trabalho 4 da Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e os Direitos da Mãe Terra (CMPCC, por sua sigla em espanhol), no dia 22 de abril de 2011, povos de todo o mundo participarão, neste dia, do Referendo Mundial Sobre Mudança Climática.

De acordo com informações do jornal La Razón, desde a última terça-feira (20) que os participantes do Grupo de Trabalho discutiam sobre o assunto. Segundo noticia, a data do Referendo para o dia 22 de abril do próximo ano foi escolhida justamente para marcar o Dia Mundial da Mãe Terra.

Em entrevista ao jornal, a coordenadora da Mesa, Amalia Coaquira, afirmou que as atividades de organização da consulta já iniciarão amanhã (23). Apesar de acontecer em todo o mundo, os participantes do Grupo decidiram que a consulta será realizada de acordo com os costumes de cada país.

A idéia é que o resultado do Referendo, o qual consistirá em cinco perguntas relacionadas à Mudança Climática e aos Direitos da Mãe Terra, seja encaminhado à Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do Referendo sobre Mudança Climática, a Conferência também discutiu sobre o Tribunal Internacional de Justiça Climático. Conforme noticia o periódico boliviano, os participantes da Mesa 5, responsável pelo assunto, decidiram formar uma comissão impulsora para a criação do Tribunal, que deverá ter a Bolívia como sede.

Conferência

Foi justamente para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra que a organização da Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e os Direitos da Mãe Terra escolheu o dia 22 de abril para fechar as atividades do evento. Segundo informações de Rubén Sandi, da Agência Boliviana de Notícias (ABI), mais de 35 mil pessoas de vários países participaram da CMPCC em Tiquipaya, na Bolívia.

Em entrevista a Sandi, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, afirmou que as conclusões da Conferência surgiram “de baixo” para, assim, fazer com que os “de cima” escutem. Para ele, o encontro foi também um espaço para os participantes se conhecerem, dividir experiências e construir, juntos, propostas alternativas e participativas para “defender a vida”.

Dia Internacional da Mãe Terra

O Dia Internacional da Mãe Terra também não passou despercebido pela ONU. Hoje (22), a Assembleia Geral da Organização realizou uma sessão especial para celebrar a data, acatada no ano passado pela ONU a pedido do presidente boliviano Evo Morales.

De acordo com informações do Centro de Notícias da ONU, o secretário geral do organismo, Ban Ki-moon, em referência à data, solicitou a todos os governos, companhias e cidadãos a respeitar mais a Mãe Terra. Além disso, destacou que são os povos mais vulneráveis, como indígenas e trabalhadores rurais, quem mais sofrem com os efeitos causados pelos abusos ao meio ambiente.

* Jornalista da Adital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *