O curso, ministrado pelo professor Nildo Ouriques, é uma introdução ao pensamento crítico latino-americano com base no estudo e apresentação ao público brasileiro das obras clássicas sobre nossa realidade da América Latina e o Caribe. Assim, durante 12 seminários – com duração individual de 3 horas – serão revisados os principais autores que trataram da realidade latino-americana e caribenha a partir da História, Sociologia, Política, Psicologia, Economia, Antropologia e Literatura – indispensáveis para alcançar uma interpretação global da Pátria Grande.
É um curso destinado ao público em geral e visa romper o caráter restrito de iniciativas universitárias quase sempre focadas na obtenção de diplomas para efeito de carreira. Portanto, o curso “O que ler para entender América Latina” tem como objetivo convocar para a reflexão as pessoas que, longe dos bancos escolares, possuem ambição intelectual e não encontram no formato dos cursos oferecidos por nossas universidades o ambiente necessário para ampliar seu horizonte cultural e científico.
A intenção é alcançar o grande público e introduzi-lo no curso de uma reflexão sistemática que realizamos no IELA-UFSC sem necessidade de pré requisitos, exceto, é claro, o interesse pela leitura e o conhecimento do pensamento próprio produzido por potentes intelectuais da América Latina ainda desconhecido em nosso meio.
O curso é gratuito e as aulas serão sempre na ultima quarta-feira de cada mês, às 19h.
As inscrições devem ser feitas pelo endereço:
http://inscricoes.ufsc.br/o-que-ler-para-entender-a-america-latina?fbclid=IwAR12yCEW4ZoYytTB9T7xt7BN7gu3TeSLeW92n_qyyjE2HMp_xF6JajuRTxE
Lembrando que só terá acesso ao curso quem estiver inscrito.
Instruções:
Logo que clicar em Solicitar Inscrição você será direcionado à tela do Sistema de Autenticação Centralizada da UFSC.
Caso já tenha algum vínculo com a Universidade, basta efetuar login com seu usuário e senha.
Já se pertencer à comunidade externa, deve clicar em “Cadastre-se” e se cadastrar no sistema de modo a conseguir realizar a inscrição. Nesse caso, para efetuar o cadastramento é necessário adicionar uma foto de algum documento. Esse procedimento é necessário pois a atividade é vinculada ao projeto de extensão Cursos Livres do IELA, emitirá certificado.