Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, os argentinos vivem a expectativa do prazo para que os grandes grupos de comunicação do país apresentem cronogramas para se ajustarem à Nova Lei de Meios. Neste dia, diversas mobilizações ocorrerão em apoio a medida que regulamenta a mídia argentina. No Rio de Janeiro, movimentos sociais preparam um Ato Público em Defesa da Lei de Meios, às 12h, em frente ao Consulado da Argentina (Praia de Botafogo).
Entre as entidades que promovem o ato está a Fale Rio, que representa o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) no estado fluminense. Para Theófilo Rodrigues, que também é diretor de Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), as mobilizações em apoio à lei são importantes para sinalizar ao governo brasileiro a necessidade de um novo marco regulatório da comunicação brasileira.
“Além de ser um ato em apoio aos argentinos, é uma forma dos movimentos sociais sinalizarem, ao governo Dilma, que querem um novo marco regulatório”, afirmou Rodrigues.
Também estão programados atos públicos em outras cidades brasileiras.
Abaixo, a convocatória feita aos movimentos sociais na rede social:
“No dia 7 de dezembro de 2012 todas as empresas Argentinas deverão se adequar ao marco regulatório criado pela Lei de Meios. Será uma data muito importante para todos que lutam pela democratização dos meios de comunicação.
Aqui no Brasil os movimentos sociais darão seu apoio para a Lei de Meios através de um ato político na frente do Consulado da Argentina, na Praia de Botafogo.
Todos que lutam pela liberdade de expressão estão convocados!”
Cobertura colaborativa
A Rede ComunicaSul Comunicação Colaborativa está na Argentina para cobrir o chamado 7D, neste 7 de dezembro, data limite concedida aos meios de comunicação que detêm mais veículos que o permitido pela nova Lei de Meios. Eles terão que se desfazer de parte de suas concessões. Os jornalistas Vanessa Silva e Leonardo Wexell Severo, acompanham no país vizinho as manifestações e atividades que serão realizadas no país.
Acompanhe pelo link ComunicaSul
Com informações do Vermelho