No dia 17 de Setembro de 2012, dia em que se completam 30 anos do Massacre de Sabra e Chatila, realizamos um bate papo com Jadallah Safa, ativista palestino radicado no Brasil desde 1979 e membro do Comitê Democático Palestino no Brasil, durante uma visita em Belo Horizonte.
Tal encontro se deu na sede do PCB Partido Comunista Brasileiro, graças ao envolvimento do Prof. Túlio Lopes, que contribuiu para o enriquecimento cultural de seus alunos, que participaram de atividades com Jadallah. O bate papo aconteceu antes de uma palestra sobre a questão da Palestina, atividade coordenada pelo Comitê Mineiro do Forum Social Mundial. Foi uma conversa franca, com pontos de vista bem interessantes, de uma pessoa que tem um conhecimento muito grande sobre a questão. Alem das atividades do dia 17, falamos sobre a conjuntura internacional e o envolvimento da militãncia e de ativistas, das revoluções do mundo Árabe e as tensões crescentes contra o Ocidente, expressas por causa do filme ofensivo a Maomé, sobre o Fórum Sócial Mundial Palestina Livre – como está a mobilização da solidariedade internacional e o Brasil, como o país pode tomar posições que contribuam para o fim da ocupação.
Confira na integra a entrevista neste vídeo realizado por Nelson Pombo Jr, do Insituto Imersão Latina e Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada.
26 de setembro de 2012 - 12:30