No próximo sábado, dia 1 de dezembro, ao meio dia, Carlos Latuff abrirá uma Roda de Conversa, promovida pela Ciranda e integrantes do GT de Comunicação, sobre o cerco midiático que sustenta a ocupação palestina. A atividade será realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando a programação do FSM Palestina Livre, que acontece de 28 de novembro a 1 de dezembro, em Porto Alegre.
A recente cobertura do massacre na Faixa de Gaza em novembro é um exemplo desse cerco, em que a cobertura da imprensa não diferencia o poder de fogo da potência militar ocupante, o estado de Israel, e a pequena faixa onde parte do povo palestino é cercado por muros, checkpoints e submetido a uma condição de apartheid.
O cartunista brasileiro tem trabalhos divulgados no Oriente Médio, especialmente pelos movimentos por justiça, dignidade e democracia e mundialmente pelos movimentos em solidariedade com a Palestina.
Sua atividade no Fórum será compartilhada com pesquisadores bascos, que vêm analisando a cobertura de imprensa sobre os temas palestinos, e trarão ao debate o compartamento da midia espanhola ao cobrir a operação israelense contra Gaza chamada chumbo derretido, entre 27 de dezembro de 2008 e 18 de janeiro de 2009, na qual cerca de 1.400 palestinos morreram, 300 deles menores de 18 anos,e 15% das casas palestinas foram destruidas.
Está prevista também a presença de representante do portal E-joussour, que tratará informações sobre as mídias alternativas do Mabreb Mashrek na preparação do Fórum Social Mundial 2013, em março, na Tunísia, e os próximos passos do Fórum Mundial de Mídia Livre no mundo árabe.