O pensador avalia que houve o avanço do processo de desconstrução do pensamento sobre o progresso que permitiu a consolidação da ideia de que pode ultrapassar limites. Ao mesmo tempo, segundo Leff, uma forma de organizar o mundo moderno surge por meio da própria crise ambiental, que representa uma oportunidade de se ecologizar a economia por meio do diálogo com a produtividade tecnológica e a criatividade cultural.
“Nem todas as coisas no mundo podem ser traduzidas pela economia de mercado. Hoje muitos economistas promovem o reducionismo da complexidade ambiental. A sustentabilidade é um conceito polissêmico…e aí falamos de economia verde como se fosse mais fácil, como também se normaliza um desastre o chamando de natural, sendo que deixou de ser”, alerta.
Em um de seus textos clássicos sobre Ecologia Política, o economista explica que a mesma surgiu como uma resposta social ao esquecimento da natureza pela economia política. O economista considera que na transição do estruturalismo com foco na determinação da linguagem, o inconsciente, a ideologia, o discurso, as estruturas sociais e de poder, o modo de produção e de racionalidade econômica, o pensamento pós-moderno, o discurso sobre a libertação deslocou-se para a sustentabilidade da vida.
Leff observa que a Ecologia política também abre novos horizontes de ação social e de construção histórica que seguem além da intenção da economia ecológica para internalizar as externalidades ambientais , para restringir o desempenho econômico ou adaptar mecanismos econômicos às condições ecológicas de sustentabilidade.
O economista é autor de vários títulos, entre eles, Ecologia e Capital; A Complexidade Ambiental; Ecologia, Capital e Cultura: Racionalidade Ambiental, Democracia Participativa e Desenvolvimento Sustentável; e Discursos Sustentáveis.
Veja também:
11/2009 – Entrevista especial ao Blog Cidadãos do Mundo- Enrique Leff, da sabedoria tradicional à COP-15 (compartilhada também em http://www.portaldomeioambiente.org.br/editorias/ambiente/mudancas-climaticas/2463-entrevista-especial-enrique-leff-da-sabedoria-tradicional-a-cop-15)
*Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk