Após um longo processo de consultas à sociedade civil, que passou por indicações dos movimentos pela democratização da comunicação, feminista e sindical, duas novas conselheiras foram nomeadas pela Presidenta Dilma Roussef e assumem nesta quarta-feira (17) as cadeiras no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Rosane Bertotti é sindicalista e coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e acredita que o principal papel de um conselheiro é “compreender que a EBC é uma empresa pública e defender que esta zele por princípios públicos, oferecendo um bem público diferenciado da lógica mercantil”. Segundo ela, o principal debate hoje para o conselho deve ser sobre a garantia de uma “comunicação pública independente do governo com orçamento próprio”.
Rita Freire, é gestora da rede Ciranda e da Associação Internacional de Comunicação Compartilhada, organizações que atuam na cobertura dos movimentos sociais e do Fórum Social Mundial. Ambas foram indicadas pelo FNDC e também pelas organizações do movimento de mulheres, após uma consulta interna da rede Mulher e Mídia que discute comunicação e gênero no Brasil.
Posteriormente, uma lista de nomes foi encaminhada pelo Conselho Curador à Presidenta Dilma, com uma grande maioria de votos dos atuais conselheiros para as duas candidatas.
Freire acredita que a empresa pública deve assegurar espaço para debater o conjunto da comunicação brasileira com a sociedade, além de aprimorar seu papel de mídia pública, que não é porta-voz de governos nem deve se basear nos padrões midiáticos criados pelo mercado. É um novo mundo da comunicação a ser construído pela população brasileira, quer nas leis reguladoras quer nas experiências e modelos públicos.
As novas conselheiras tomarão posse na 44ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), dia 17, quando estão previstas discussões sobre as relações da EBC com o Governo Federal, iniciadas no último Roteiro de Debates. Durante o evento, também serão apresentados os Relatórios Ouvidoria referentes ao último trimestre.
Com informações do Conselho Curador da EBC